Passeios

Quinze passeios que você precisa fazer para dizer que conhece São Paulo

Bolamos uma lista com atrações que devem ser vistas de perto

Por: Larissa Faria - Atualizado em

Centro de São Paulo
Centro histórico de São Paulo: cidade cheia de opções (Foto: Reprodução/Flickr)

São Paulo é uma cidade geograficamente imensa, sabemos. Muitas vezes, com a correria do dia a dia, até mesmo nós, paulistanos, não conseguimos conhecer direito os pontos turísticos que os turistas buscam quando vêm para cá.

+ Testamos o novo ônibus turístico de dois andares

Não deixe de reservar um tempo na agenda e montar seu roteiro. Confira quinze passeios que você precisa fazer para dizer que conhece São Paulo:

edifício copan
Edifício Copan: 115 metros de altura (Foto: Sérgio Tauhata)

Arranha-céus

Quem nunca quis ver São Paulo do alto? Nos edifícios Copan, Altino Arantes (conhecido como Banespa; fechado para visitas temporariamente), Itália e Martinelli, é possível tirar belas fotos e ter uma visão ampla do skyline paulistano. E o melhor: sem gastar nada.

+ Uma lista de lugares para ver São Paulo do alto

Foto finalista da missão do Instagram "Um fim de semana na Avenida Paulista", por @leonardobusetti
Avenida Paulista: movimento intenso (Foto: @leonardobusetti)

Avenida Paulista

Trata-se do centro financeiro e principal avenida da cidade, Nela, encontram-se diversos shoppings com lojas queridinhas do público, uma livraria onde você consegue passar horas em busca de títulos legais, feirinhas gastronômicas itinerantes e, por que não, um parque?

Liberdade
Bairro da Liberdade, na região central de cidade: opções de boas compras (Foto: Antonio Cícero/FramePhoto/Folhapress)

Bairro da Liberdade

Reduto oriental na cidade, a tradição vai da arquitetura à vida gastronômica. Nos mercadinhos da região, comidas e bebidas japonesas e chinesas tomam conta das prateleiras. Aproveite para comer quitutes feitos na feirinha realizada aos sábados e domingos.

+ Nove lojas boas e baratas na Liberdade

Escadaria Bixiga
Escadaria do Bixiga: bairro de tradição italiana (Foto: Eliana Assumpção)

Bairro do Bixiga

De tradição italiana, o bairro reúne diversas casas de massas que farão qualquer um babar só de olhar o cardápio, a exemplo do Capuano - considerado o restaurante mais antigo da cidade - e da saborosa C...Que Sabe. A famosa Festa de Nossa Senhora da Achiropita anima as ruas do bairro anualmente. E não para por aí. Você precisa de mais motivos para conhecer o Bixiga de pertinho? Nós listamos 25 deles!

cripta da catedral da sé
Cripta da Catedral da Sé: capela secreta (Foto: Mário Rodrigues)

Catedral da Sé

Entre tantas belas igrejas na capital, essa se destaca. Não é por menos. Em sua praça, de mesmo nome, encontra-se o marco-zero da cidade, assim como palmeiras que trazem a natureza para perto do concreto do centro. O que pouca gente sabe, é que, no subsolo do edifício, há uma cripta com capela que pode ser visitada. Ali, estão enterrados personagens importantes para a história da cidade, como o índio Tibiriçá e o primeiro bispo brasileiro, Antônio Joaquim de Mello.

Veloso
Porção de coxinha de frango com catupiry do Veloso (Foto: Mario Rodrigues)

Coxinhas

Salgado amado pelos paulistanos, pode ser facilmente encontrado em qualquer esquina. Mas você não deve deixar de experimentar as clássicas versões do bar Frangó, na Freguesia do Ó, ou do Veloso, na Vila Mariana.

Castelo Ra Tim Bum - MIS
A exposição dedicada ao Castelo Rá-Tim-Bum: mais de 500 000 visitantes no MIS (Foto: Lucas Lima)

Museu da Imagem e do Som

Certamente, trata-se de um dos museus com as exposições mais badaladas da cidade. Ali, milhares já fizeram filas para ver de perto mostras inspiradas em David Bowie, Stanley Kubrick e Tim Burton. A dica é comprar antecipadamente o ingresso pela internet, quando possível.

+ Saiba tudo sobre a mostra de Tim Burton, no MIS

Feira de Antiguidades do MASP
Feira de Antiguidades do Masp: você pode encontrar desde artefatos de guerra a brinquedos antigos (Foto: Divulgação)

Feirinhas de antiguidades

Nesses eventos, objetos de decoração, brinquedos, equipamentos diversos e até mesmo notas e moedas antigas tomam conta das barraquinhas. Fique ligados nessas dicas: feiras na Praça Benedito Calixto, no vão do Masp e no Bixiga.

Tráfico Galeria do Rock
O prédio da Galeria do Rock: tribos do estilo musical se unem (Foto: Uriel Punk/Estadão Conteúdo)

Galeria do Rock

Ali, todos os gêneros do estilo musical se unem. Você vai encontrar lojas de discos e CDs (com todas as capas que puder imaginar...), comércios de camisetas, acessórios, estamparias e estúdios de piercing e tatuagem.

Masp
Cavaletes de vidro voltam a ser a expografia do segundo andar do Masp: obras da coleção ficam expostas permanentemente (Foto: Tomás Arthuzzi)

Masp

Com os recém-colocados cavaletes de vidro, que deixam o espaço do museu visualmente mais bonito, você tem mais uma desculpa pra conferir de perto as obras de pintores renomados. Não deixe de passar um tempo descansando também no vão livre abaixo do museu.

Vitrais Mercado Municipal Casa Conrado ed. 2347
Vitrais do Mercado Municipal: opções gastronômicas (Foto: Lucas Lima)

Mercado Municipal

Com a diversidade de frutas, verduras, peixes e castanhas no conhecido Mercadão, é possível passar uma tarde toda procurando boas ofertas por ali. Não vá embora sem provar o pastel de bacalhau ou o tradicional sanduíche gigante de mortadela.

+ Por dentro do Mercado Municipal de São Paulo: curiosidades e tradições

ibirapuera
Lago do Parque do Ibirapuera: lazer todos os dias (Foto: Priscila Zambotto)

Parque do Ibirapuera

Aos sábados e domingos, mesmo com a grande lotação, não é preciso disputar um lugar o ao sol. Imenso, o parque reúne museus, lagos, quadras e muitos, muitos gramados para quem quiser simplesmente relaxar.

Pátio do Colégio
Pátio do Colégio: instalado no centro histórico de São Paulo (Foto: Germano Luders)

Pátio do Colégio

Local de fundação e primeira construção da cidade, ali é possível conferir o Museu Anchieta e a igreja onde foi rezada a primeira missa da capital.

25 de Março
25 de Março: pechinchas (Foto: Anderson Santiago)

Rua 25 de Março

Se pessoas de outros estados organizam excursões para aproveitar as ofertas da rua, por que é que um paulistano não faria o mesmo? Na via repleta de promoções, é possível encontrar papelarias, lojas de tecido, bijuterias, brinquedos... Reserve um dia, calce um sapato confortável e boas compras!

+ Presentes que não parecem ter sido comprados na 25 de Março

Tucca Sala São Paulo
Sala São Paulo: arquitetura impressionante (Foto: Divulgação)

Sala São Paulo

Grandiosa e surpreendente. Na sala de concertos, situada na Estação Júlio Prestes, costumam se apresentar orquestras de renome. O teto do espaço se adequa ao tipo de exibição para que o som se propague da melhor forma possível. 

Fonte: VEJA SÃO PAULO