Cidade - Especiais

Parques para correr: internautas escolhem os melhores

Depois do Villa-Lobos, o mais votado foi o Parque da Aclimação, seguido pelos parques do Ibirapuera e do Povo

Por: Daniel Ottaiano - Atualizado em

Parque Villa-Lobos
Maioria dos internautas que responderam enquete preferem correr no Parque Villa-Lobos (Foto: Divulgação)

Muitas árvores, piso bem cuidado, segurança e infraestrutura. Essas são as principais qualidades que os corredores procuram ao escolher uma pista em São Paulo. E, na opinião dos internautas que responderam à enquete do site VEJA SP, o Parque Villa-Lobos é o ideal para realizar exercícios.

O segundo mais votado foi o Parque da Aclimação, seguido pelos parques do Ibirapuera e do Povo. A Universidade de São Paulo (USP) também foi citada.

Confira alguns dos votos feitos pelo Twitter e Facebook e suas justificativas:

@beth_boas - “Parque da Aclimação. É próprio para isso (corrida). Não tem patins nem bike. O circuito de 1 km é marcado no chão, a cada 100 m. É arborizado e tem banheiros limpos”.

@lzlala - “Parque do Povo - Itaim Bibi. Tem equipes de treino e é aberto, iluminado e seguro à noite, além de ser tranquilo, sem muita gente”.

@serginho2112 - “Parque do Povo, no Itaim Bibi. É fácil estacionar perto, não tem flanelinhas e possui boa estrutura (banheiros, bebedouros e equipamentos para alongar)”.

@my_cherie - “Parque da Aclimação. É agradável, tem muita árvore, é fresco e não é tão concorrido como o Ibirapuera”.

@margareis - “O melhor parque para correr em Sampa é o Villa Lobos. É bem cuidado, tem segurança, é plano e tem gente bonita. É delicioso”.

Juliana Pestana (Facebook) - “Ibirapuera. Tem muitas árvores, o piso está inteiro e é quase 100% plano. O Parque do Povo ficará bom quando crescerem as árvores e o piso for arrumado, já que está todo quebrado”.

VEJA OS BONS PARQUES PARA CORRER NA CIDADE:

  • Parques

    Parque Villa-Lobos

    Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001, Alto De Pinheiros

    Tel: (11) 2683 6302

    12 avaliações

    Ao circular entre os 30.000 frequentadores que lotam o espaço aos domingos, você verá gente se divertindo em versões exóticas de skate, como o longboard, com prancha de cerca de 2 metros de comprimento, e o kite, impulsionado por uma pipa. Esses e outros esportes diferentões já foram incorporados ao DNA do local, onde também é comum observar crianças dispensando os manjados bufês infantis para comemorar o aniversário com piqueniques e bexigas aos fins de semana. Na visita, fique atento ainda ao vistoso Orquidário Ruth Cardoso, que se tornou um cartão-postal do lugar desde sua construção, em 2010.

    Saiba mais
  • Parques

    Parque da Aclimação

    Rua Muniz De Sousa, 1119, Liberdade

    Tel: (11) 3208 4042

    2 avaliações

    A mobilização dos moradores para salvar cisnes e outros bichos quando uma chuva forte fez o lago do parque ir literalmente pelo ralo, em 2009, é uma boa amostra do orgulho que a vizinhança tem do local, incluídos aí moradores de bairros próximos como Vila Mariana e Chácara Klabin. Desde os anos 20, quando era uma propriedade privada, o lugar foi centro de prática de esportes como remo e sede de um jardim zoológico. Hoje, sua infraestrutura tem campo de futebol, playgrounds, jardim japonês com espelho-d’água e uma biblioteca de mais de 35.000 volumes especializada em meio ambiente, em espaço menos tumultuado que o Ibirapuera.

    Saiba mais
  • Parques

    Parque do Povo

    Avenida Henrique Chamma, 420, Chácara Itaim

    Tel: (11) 3073 1217

    6 avaliações

    Foi inaugurado em 2008, e boa parte das árvores ainda é jovem demais para fazer sombra. Ainda assim, é sucesso incontestável entre a vizinhança dos prédios luxuosos que o cercam. A medida recente de separar um espaço específico para skate e demais esportes sobre rodinhas fez com que o local se tornasse boa opção para caminhadas e corridas mais tranquilas, reduzindo as frequentes trombadas com crianças e idosos. Se sabe jogar xadrez, experimente a versão gigante do jogo, no qual as peças são movimentadas sobre o chão quadriculado. Outro ponto famoso é o Jardim Sensitivo, em que deficientes podem experimentar os aromas e texturas de plantas como hortelã, alcachofra e pimenta-de-cheiro.

    Saiba mais
  • Parques

    Parque do Ibirapuera

    Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque Ibirapuera

    Tel: (11) 5573 4180

    12 avaliações

    É o local ideal para passar uma tarde inteira, seja nos tranquilos dias de semana, seja aos sábados e domingos, quando se transforma em uma cidade de 300 000 pessoas. Entre as 160 espécies de animais registradas, há pica-paus, cisnes e patos. Na flora, exemplares de árvores como jaqueira e pau-brasil. Mas não é só isso que faz o parque ser imbatível. O local abriga cinco prédios com a assinatura de Oscar Niemeyer: o Pavilhão Cicillo Matarazzo (atual Pavilhão da Bienal de São Paulo), o Museu de Arte Contemporânea, o Museu Afro Brasil, a Oca, a Grande Marquise (onde está situado o Museu de Arte Moderna) e o Auditório Ibirapuera. O passeio se completa com visita ao curioso Pavilhão Japonês.

    Saiba mais
  • Institutos de educação/Escolas

    USP

    Avenida Professor Luciano Gualberto, 374, Butantã

    Tel: (11) 3091 3121

    1 avaliação

Fonte: VEJA SÃO PAULO