Religião

Papa celebra hoje missa pela canonização de Padre Anchieta

Celebração está marcada para as 13h, no horário de Brasília

Por: Redação VEJASÃOPAULO.COM

Padre Anchieta
Quadro Evagelho nas Selvas, de Benedito Calixto, faz parte do acervo da Pinacoteca do Estado (Foto: Reprodução)

O papa Francisco celebra nesta quinta-feira (24), a partir das 13 horas, no horário de Brasília, a missa de celebração da canonização do padre Anchieta. O pontífice assinou o decreto de canonização no dia 3 de abril. Anchieta é considerado um dos responsáveis pela origem da cidade de São Paulo.

De acordo com a Rádio Vaticano, a pedido do Papa, será uma missa simples. A cerimônia acontecerá na Igreja de Santo Inácio, no centro de Roma. Santo Inácio foi o criador da ordem jesuíta da qual Anchieta fazia parte.

+ Legado de padre Anchieta continua pela cidade 460 anos depois

Na semana em que o padre foi canonizado, houve uma série de homenagens no Brasil. Missas de Ação de Graças foram celebradas na Igreja da Sé e no Santuário de Aparecida.

Santo Anchieta

Nascido em Tenerife, nas Ilhas Canárias, na Espanha, José de Anchieta desembarcou no Brasil em julho de 1553, onde fundou junto com o Padre Manoel da Nóbrega um colégio em Piratininga, que deu origem à cidade de São Paulo. Nos 43 anos que viveu no Brasil, foi responsável pela catequização de milhares de indígenas e pela criação de escolas e cidades em todo o Brasil.

Padre Anchieta foi beatificado em 1980 pelo papa João Paulo II e sua canonização será feita sem a comprovação de milagres, por uma decisão do papa Francisco.

Fonte: VEJA SÃO PAULO