Comida

Jiang, ex-MasterChef, lança livro de receitas

No sábado (5), a chinesinha que encantou o país autografa o livro na Fnac Paulista, a partir das 17 horas

Por: Mônica Santos - Atualizado em

JIANG PU
Jiang Pu: a cozinheira autografa seu livro no sábado (5), na Fnac (Foto: Ligia Skowronski)

Em outubro do ano passado, quando voltou de uma viagem de férias à China, sua terra natal, Jiang Pu estava desempregada. Havia deixado a profissão de estatística para tentar a sorte como cozinheira em São Paulo. Por sugestão de amigos que já conheciam seu talento junto ao fogão, ela fez a inscrição para a segunda temporada do reality show MasterChef Brasil, da Band.

+ Vídeo: Jiang revela comidas exóticas que provava na China

Entrou para o programa, veiculado entre maio e setembro, mas não venceu a disputa. Em compensação, com o seu bom humor e o português atrapalhado, virou a figura mais popular da temporada. Isso a ajudou a bombar nas redes sociais (Jiang possui hoje cerca de 280 000 seguidores no Instagram e um canal no YouTube que ultrapassou os 50 000 inscritos em menos de três meses) e assinar um contrato com a emissora para participar do MasterChef Júnior, que estreou em outubro. Em meio a todo esse sucesso, Jiang arrumou ainda tempo para se casar, em agosto, com Ricardo Matioli, namorado desde os tempos de faculdade.

Sua mais nova empreitada é o lançamento pela Editora Abril de seu primeiro livro, A Vida e as Receitas de Jiang — Uma História Temperada com Cebora, Flango e Superação, que chega às principais bancas e livrarias do país na segunda (30). O livro também pode ser comprado on-line, nas livrarias Saraiva e Livraria Cultura. Com prefácio do chef Erick Jacquin, o livro marca também a estreia de VEJA SÃO PAULO no mercado editorial, com o selo VEJA COMER & BEBER. Neste sábado (5), a autora faz uma sessão de autógrafos na Fnac da Avenida Paulista, a partir das 17 horas.

Livro A Vida e As Receitas de Jiang
'A Vida e as Receitas de Jiang': livro lançado pelo selo VEJA COMER & BEBER (Foto: Reprodução)

Nas primeiras páginas da obra, o leitor terá a oportunidade de conhecer um pouco mais da vida da cozinheira. Ela nasceu em Guilin, uma cidade turística ao sul da China, e desembarcou por aqui em 2001, ainda criança, para juntar-se aos pais. Eles se mudaram para o país antes dela e, como tantos outros imigrantes chineses, por anos garantiram o sustento da família comprando produtos no Paraguai para revender em um shopping da Rua 25 de Março. Jiang penou bastante com o idioma.

+ Ex-MasterChef Jiang é contratada pela Band

Por seis meses, estudou em uma escola particular dos Jardins fazendo cara de paisagem durante as aulas, sem saber se o professor estava falando de biologia ou português. Até hoje ela mantém o sotaque forte e a maniade trocar o “l” pelo “r” (cebola acaba virando “cebora”).

Receitas da Jiang
Cozinha asiática: receitas doces e salgadas estão no livro (Foto: Ligia Skowronski)

Jiang mostra no livro que entende — e muito — de gastronomia. Depois de uma breve apresentação da culinária chinesa e dos principais ingredientes e utensílios que usa, ela ensina passo a passo quarenta receitas de tempero asiático. Quem espera aprender a fazer yakissoba, guioza e frango agridoce não vai se decepcionar. Mas a seleção de pratos surpreende mesmo por receitas aparentemente elaboradas, que se tornam de fácil execução diante da maneira didática com que Jiang ensina.

+ Vídeo que mostra detalhes do casamento de Jiang é pura fofura

São exemplos disso a delicada cheesecake de matchá, o teppan de cogumelos (veja a receita aqui) ou, ainda, a coxa de pato ao molho de cinco temperos. “Eu me preocupei em colocar pratos para o dia a dia, que podem ser feitos por iniciantes, sem deixar de atender também quem tem tempo e gosta de se aventurar no fogão”, diz Jiang. 

Fonte: VEJA SÃO PAULO