Entretenimento

Saiba como economizar em museus

Além de alguns dias da semana, em que a entrada é gratuita, como no Masp, às terças, museus e centros culturais também realizam promoções

Por: Anna Carolina Oliveira - Atualizado em

Masp
Masp: um dos cartões-postais da cidade tem visitação gratuita toda terça-feira (Foto: Julio Tavares)

O segredo para apreciar boa arte em São Paulo pagando menos é apenas um: ficar de olho na agenda. Dos museus listados, três têm um dia especial com entrada gratuita. Confira:

Com ou sem carteirinha de estudante, as crianças entre 4 e 12 anos pagam meia-entrada na bilheteria. O interessante é que alguns profissionais têm entrada gratuita e, o que é melhor, na companhia dos familiares. São eles bombeiros, policiais civis e militares, guardas civis, frentistas de postos de gasolina, agentes da limpeza pública, agentes da CET e agentes de segurança do Metrô. Todos devem apresentar holerite para entrar de graça.

 

A meninada até 10 anos também é beneficiada neste endereço, tendo entrada gratuita em todos os dias. Quem já passou da infância, pode admirar o acervo do museu sem gastar um tostão às terças, quando a bilheteria distribuí ingressos para todos.

 

Domingo é o dia de visitação gratuita do acervo. Fora isso, sócios do museu, menores de 10 e maiores de 65 anos não pagam para entrar no local. Também desfrutam de bilhete gratuito vendedores ambulantes do Parque Ibirapuera, taxistas, frentistas de posto de gasolina, agentes ambientais, agentes da CET, agentes de segurança e de estações de Metrô, agentes da guarda civil metropolitana e agentes da Polícia Militar.

Museu do Futebol
Museu do Futebol: entrada franca para toda a família às quintas (Foto: Fernando Moraes)

Não tem carteirinha de estudante, não é aposentado e não está na "melhor idade"? Sem problemas. Mesmo não fazendo parte desses grupos, o fã do esporte mais popular no Brasil pode conferir a exposição interativa às quintas, sem pagar nada. Crianças até 7 anos não pagam para entrar em qualquer dia da semana. É preciso apenas apresentar o documento comprovando a idade.

 

Uma boa opção de passeio no fim de semana, o museu dedicado abre as portas sem cobrar nada aos sábados. Nesse dia, o horário de funcionamento é das 10h às 18h. Assim como no Museu do Futebol, crianças até 7 anos com documento de identidade tem entrada gratuita de terça a domingo.

 

Aos sábados, a entrada é gratuita. Na quinta, também é possível conferir o acervo sem pagar nada em um horário especial, das 17h às 22h. Todos os dias, crianças menores de 10 anos entram de graça. Desconto de 50% no bilhete são garantidos para funcionários e assinantes do jornal Folha de S.Paulo.

Fonte: VEJA SÃO PAULO