Televisão

Grupo de humor Hermes e Renato está de volta

Após suicídio de seu líder, Fausto Fanti, coletivo retorna gravações para a internet e para o canal a cabo FX. O cineasta Franco Fanti assumiu a vaga do irmão

Por: Juliene Moretti - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Uma sorveteria na Zona Sul, dessas do tipo gourmet, está fechada, mesmo com o calor de 30°C na rua. No lugar dos funcionários e clientes, a trupe de Hermes e Renato ocupa as mesas e o balcão para a gravação de mais um esquete cheio de truques. Com cerca de vinte pessoas, a produção se espreme em um dos cantos.

A cena, com o cineasta Franco Fanti como o sorveteiro um tanto sádico e Felipe Torres (conhecido pelo personagem Boça) no papel de cliente inconformado, é repetida diversas vezes - e em vários ângulos. Os próprios humoristas se censuram. “Quero fazer de novo do começo”, afirma Torres. “Ficamos mais atentos aos detalhes. O Fausto era quem cuidava disso.”

+ Integrantes de Hermes e Renato prestam homenagem a Fausto Fanti

O quadro faz parte do programa que o grupo, que acaba de voltar à ativa, está preparando para o canal de TV a cabo FX. Com previsão de estreia no primeiro semestre de 2015, o projeto está em andamento desde fevereiro deste ano e foi interrompido no fim de julho, depois que Fausto Fanti, uma espécie de líder dos atores, cometeu suicídio naquele mês. “Ele era a referência. Tinha escrito todos os esquetes e sempre foi o mais ligado em tudo”, diz Torres.

hermes e renato
Integrantes do Hermes e Renato: eles anunciaram que vão continuar com programa (Foto: Reprodução / Instagram)

+ Relembre momentos marcantes de Hermes e Renato

Depois da sua morte, toda a turma entrou em férias para analisar se manteria ou não os trabalhos. “Se um só dissesse não, a gente não continuaria nada”, explica Franco, irmão de Fausto, que entrou definitivamente para o grupo, após breves participações, e trouxe sangue novo para os episódios. “Manter o projeto faz valer todo o trabalho dele e tudo o que eles quatro passaram.” Quando a equipe voltou, levou mais algumas semanas para reescrever algumas das cenas e personagens até colocar a mão na massa de vez. 

As gravações começaram não só para o canal de TV, mas também para o projeto Hermes e Renato na internet. “Estamos montando o canal no YouTube com novos esquetes”, explica Torres. O espaço será uma extensão do trabalho para a emissora e onde, futuramente, ficará parte do acervo dos primórdios do grupo. Os saudosistas podem ficar despreocupados: a essência de seus ídolos continua igual. “Ainda tem porrete de isopor, palavrão e escatologia”, garante Fanti.

Marco Antonio e Fausto Fanti, apresentadores do programa _Hermes & Renato_, da MTV
Marco Antônio e Fausto Fanti: participantes do programa Hermes e Renato, da MTV (Foto: Divulgação)

São cerca de 600 personagens e os mais célebres, é claro, continuam ali. Para estrear o YouTube, Joselito foi escalado como protagonista de um talk-show. “A gente até acha que está meio enferrujado. Aí, é só ler o texto que tudo vem na memória", explica Adriano Pereira, que interpreta o ogro. Na web, a programação será simples: um vídeo por semana, com 16 minutos de duração. O canal estreou timidamente, porém mais conteúdo está chegando. “Fizemos também um amigo secreto satirizando o do Fantástico e uma vinheta de fim de ano”, adianta Torres. É possível assistir a alguns episódios, que têm audiência média de 15 000 visualizações, aqui.

Para a televisão, há 114 roteiros prontos que estão sendo gravados e editados. Rolarão ainda participações especiais com nomes que ainda não podem ser revelados. Os programas terão meia hora e cerca de nove esquetes cada um. 

Fonte: VEJA SÃO PAULO