Consumo

As melhores lojas da Liberdade

Confira um roteiro com treze lojas e mercadinhos para acertar em cheio nas compras pelo bairro

Por: Carolina Romanini - Atualizado em

Liberdade - 2167
Trecho da Rua São Joaquim (Foto: Mario Rodrigues)

Um passeio pela Liberdade não é o equivalente a uma visita ao Japão, à Coreia ou à China, como muita gente exagera, mas é certamente um tour por uma cidade paralela, muito diferente da que os paulistanos estão acostumados. Como em toda viagem, a vontade do “turista” é de sair provando e comprando de tudo, dos mimos delicados da papelaria japonesa às iguarias típicas do Oriente. Tem ainda as perfumarias da região, que agradam às mulheres vaidosas pela variedade de itens e os bons preços.

+ Dez lojas na Liberdade que te farão viajar ao outro lado do mundo

Para não sair no prejuízo ou se arrepender das muitas quinquilharias ao final do dia, é importante avaliar loja por loja. Depois de muito bater perna pelo bairro, selecionamos 23 endereços onde há achados imperdíveis. Uma dica: a área é bem servida de estações de metrô, com a Liberdade próxima a todas as lojas e as estações Sé e São Joaquim a apenas alguns metros dali; portanto, deixe o carro em casa.

- CALÇADOS

Maroten Calçados: localizada no primeiro quarteirão da rua dos Estudantes, a loja exibe uma vitrine tímida e quem não está atento pode passar batido.  A cada troca de estação, a marca costuma oferecer promoções vantajosas aos clientes. Com a chegada do outono, peças da coleçao primavera/verão exibem 50% de desconto nas etiquetas. Apesar de não haver uma grande variedade de calçados, é possível comprar sapatilhas por cerca de 40 reais e botas por menos de 100 reais.

MERCEARIAS

Casa Buenointegra a fileira de mercados localizados na rua Galvão Bueno. Os bons preços e a grande variedade de produtos é o que atrai a clientela em busca de mantimentos asiáticos. Um pacote de pó de café sai por 12,80 reais, enquanto os clássicos salgadinhos torrados de arroz Tokaki custam 11,30 reais.

Empório Azuki
Waffer recheado, 30,99 reais, no Empório Azuki   (Foto: Alessandra Freitas)

Empório Azuki: antigamente nomeada de Azuki-ya Casa e Conveniência, agora mudou o título para o seu nome fantasia - ou seja, como era conhecida pelo público. Chama a atenção não apenas pelos produtos orientais, mas pelos importados em geral. Tem também farinhas e grãos orgânicos e artigos de decoração e para a cozinha. A seleção de pimentas, inclusive mexicanas, é de encher os olhos.

Kanazawa: possui uma boa seleção de produtos importados, como noodles, biscoitos e jellys, além de muitos doces. O pacote com as frutinhas goji berry, mania entre os atletas, sai por 19 reais.

+ Guia para agilizar suas compras de Páscoa na 25 de Março

Mercearia Banri: junto ao restaurante de mesmo nome, reúne seleção de frutas e legumes, congelados e produtos importados como suco de uva-verde, picolés Melona e salgadinhos de soja. A prateleira de bebidas tem boas opções de saquês.

O Segredo dos Doces: como o próprio nome já denuncia, a bonbonnière é especializada em guloseimas, tanto nacionais como importadas. Nas prateleiras, estão dipostos queridinhos açucarados como chocolates Lindt, balinhas Nerds e chicletes Orbit. Entretanto, também há itens salgados, como o tempero para arroz furikake em uma fofíssima embalagem da Hello Kitty.

- LIVRARIA

mangá livraria Sol
Mangás na Livraria Sol (Foto: Alessandra Freitas)

Livraria Solquer jeito melhor de imergir na cultura oriental do que lendo livros e revistas importados da terra do sol nascente? Além de periódicos japoneses, os clientes também encontram livros de culinária, romances e mangás (tanto em português como em japonês). Entretanto, o preço costuma ser um pouco salgado. Um exemplar da revista Non-no, por exemplo, sai por 42,24 reais. 

- PRESENTES E DECORAÇÃO

Azussa Presentes e Pedras Preciosas: vende artigos trabalhados em pedras preciosas, como míni-estatuetas para decoração e até joias. Parada obrigatória para estrangeiros ou brasileiros que viajam e gostam de levar lembranças típicas do país.

Casa Fuji: no meio da bagunça típica das lojas da região, é possível encontrar alguns achados de decoração. Fique de olho nas prateleiras de baixo, que escondem peças com bons preços e podem passar despercebidas.

Porta papel-higiênico
Porta papel-higiênico, 41,90 reais, na Fancy Goods (Foto: Alessandra Freitas)

Fancy Goods: como uma tradicional papelaria japonesa, vende fofurices que vão desde borrachinhas coloridas em formato de frutas à capinhas para celular e tablet com orelhas. Dá para encontrar canecas, itens de papelaria criativos, espelhos e até um porta-higiênico, que custa 41,90 reais.

Hime-Ya: uma das maiores lojas de decoração e presentes da região, é ampla e organizada, com grande variedade de produtos para casa, como eletrônicos, panelas de arroz e até porcelanas pintadas a mão. O conjunto para chá em porcelana esmaltada sai por 250 reais. Há também itens curiosos, como o abridor de cartas em formato de adaga, comercializado por 35 reais.

Hime-ya
Interior da loja Hime-ya (Foto: Alessandra Freitas)

Loja Gigi: vende de tudo um pouco, de artigos de papelaria à decoração, passando por itens de maquiagem. A boneca japonesa custa 65 reais.

Loja Oscar: o negócio também segue a moda dos concorrentes e atrai a clientela por seus adornos orientais e artigos variados. O destaque são as varas de pescar orientais, que chegam a ter uma variação de preço superior a 600%. A mais barata sai por 198 reais e a mais cara, 1 509 reais. Outros itens que fazem sucesso são as pequenas estatuetas decorativas e os penduricalhos de interior. 

Lucky Cat: como toda loja no ramo das fofurinhas, os preços podem pesar um pouco no bolso. Entretanto, vale a pena visitar para conferir os itens estilizados ou para quem busca um presente original. Nesse endereço, estão dipostos itens criativos para o dia-a-dia, como post-its personalizados, artigos de decoração, a exemplo dos vários tipos de canecas e porta-retratos, e produtos de papelaria, de canetas e pastas para guardar papel.

Lucky Cat
Agenda estilizada, 56,50 reais, na Lucky Cat (Foto: Alessandra Freitas)

Meg Presentes: dividida por um muro, muitos têm a impressão de que os dois números da loja não pertencem à mesma marca. Entretanto, é só ver a semelhança dos artigos dispostos sem muito cuidado para notar que o negócio de cada espaço é o mesmo. O local é focado em vendas de objetos variados no estilo “de tudo um pouco”. De brinquedos a leques japoneses e objetos de decoração, é uma boa opção para comprar presentes e encontrar itens que podem fazer toda a diferença no dia a dia.

Omiyague: ótimo endereço para arrematar itens de casa e cozinha, o estabelecimento é arquitetado em corredores estreitos e abarrotado com uma grande quantidade de produtos à venda. Entretanto, o espaço reduzido não espanta a clientela, que se espreme entre as prateleiras para agarrar os artigos a bons preços. É um bom lugar para procurar peças básicas como panelas e pratos. Também dá para encontrar peças criativas, como um porta-cereal da coleção da Coca-Cola, que sai por 45,80 reais.

Pomona Shop: aqui dá para encontrar de tudo um pouco. Em uma das pontas, os destaques são as enormes espadas de samurai e os biombos de papel. Bem salgados no preço, os produtos são mais indicados a colecionadores. Do mesmo lado, são dispostos utensílios de cozinha orientais e chinelos de madeira. Na outra parte, o foco são as luminárias de balões e os barcos de sushi, comuns em restaurantes de rodízio japonês.

tenman-ya
Interios da loja Tenman-ya (Foto: Alessandra Freitas)

Tenman-ya: considere uma espécie de Camicado japonesa, com amplo espaço dedicado aos utensílios dométicos e itens de decoração. Destacam-se as bonecas de gueixas e a grande variedade de facas japonesas, além das louças em porcelana.

Yihpim-ya Presentes: ampla, essa loja de presentes reúne desde bonecos tradicionais japoneses até utensílios para a casa como canecas e pratinhos para sushi.

+ Dicas imperdíveis para comprar roupas e acessórios bacanas no Brás

- PERFUMARIAS

Audrey: chama a atenção pela variedade de acessórios para maquiagem, como pincéis, pinças, algodões e cílios postiços. Tem também uma seção destinada somente aos espelhos de aumento e organizadores de maquiagem em acrílico, de valores variados. O kit esponjas para maquiagens e acabamento custa 42,90 reais. Já os batons da Vult saem por 11,90 reais cada um. 

Unhas postiças Ikesaki
Unhas postiças, 26,25 reais, na Ikesaki (Foto: Alessandra Freitas)

Ikesaki: são duas lojas no bairro que vendem produtos de beleza nacionais e importados a preços mais baixos e divididos por segmento: unhas, cabelo, depilação, corpo e profissionais. As unhas postiças ImPress saem por 26,25 reais e o kit de cílios postiços individuais, 15,65 reais. 

- SPAS

Ofurô Zenigamë: vende as tradicionais banheiras de madeira orientais em variedade de modelos e uma série de adicionais, como aquecimento e deque, entre outras coisas. Entrega em todo o Estado, com custo zero para capital e ABC paulista. 

Yamaguchi Zen: tem todos os tipos de aparelhos para massagem, desde os portáteis às cadeiras mais elaboradas. Preços sob consulta. 

+ Onde comer bem na Liberdade

+ 25 motivos para amar a Liberdade

Fonte: VEJA SÃO PAULO