Educação

Coaching de carreira – Você precisa? Quando?

Por: FAAP - Atualizado em

undefined Foto 2
(Foto: Veja São Paulo)

A cada ano cresce o número de profissionais buscando orientação ou coaching de carreira. Seja por uma insatisfação constante com o trabalho, dificuldade em relações profissionais ou falta de perspectiva, cada vez mais pessoas sentem a necessidade de se reavaliar e reposicionar profissionalmente.

O coaching é um processo em que o profissional repensa e altera o rumo da sua carreira. Para isso, utiliza entrevistas, instrumentos de avaliação psicológica e análise de seus interesses. É realizada uma retrospectiva da sua trajetória profissional, análise das demandas atuais do mercado de trabalho, estabelecimento de metas realistas e estratégias para alcançá-las.

Um processo completo de orientação de carreira inclui também uma avaliação detalhada de forças e fraquezas do profissional, contribuindo para seu autoconhecimento, superação de obstáculos e potencialização de suas forças. Com esse conhecimento, fica mais fácil buscar o melhor ambiente de trabalho para se desenvolver.

Além disso, é realizada uma profunda autoanálise do profissional, avaliando a compatibilidade de sua carreira com seus objetivos de vida. Quanto mais complementares, maior a satisfação obtida com o trabalho.

Outra vantagem é a possibilidade de realizar seu networking, ou seja, estabelecer relacionamentos com pessoas do mercado de trabalho que podem contribuir para sua carreira.

Por tudo isso, o processo de coaching é recomendado a quem questiona mudar de profissão, montar um negócio, assumir novos desafios profissionais (cargos, departamentos ou setores) e crescer. Ele traz uma evolução consciente para atingir metas pessoais e profissionais de forma complementar.

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO