exposições

Saiba quais as mostras que chegam em 2013

Museus e galerias recebem artistas de nome no ano novo; confira os destaques abaixo

Por: - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

JANEIRO

8/1 - Harcourt, Escultor de Luz, no MuBE - A mostra itinerante terá fotos de personagens icônicos como Brigitte Bardot, Salvador Dalí, Serge Gainsbourg, Edith Piaf, entre outros.

Estúdio Harcourt, Escultor de Luz - NADAL Rafael - 24X30 - 1999
Estúdio Harcourt, Escultor de Luz - NADAL Rafael - 24X30 - 1999 (Foto: Estúdio Harcourt )

22/1 - Circuitos Cruzados: o Centre Pompidou encontra o MAM - O acervo do Museu de Arte Moderna vai dialogar com o Centro Georges Pompidou, na abertura de sua programação em 2013. Sob curadoria de Paula Alzugaray e Christine Van Assche, cerca de 50 obras de artistas, como Nam June Paik, Bruce Nauman, Cildo Meireles e León Ferrari, além de cinco videoinstalações do acervo do Pompidou, serão exibidas no MAM.

25/1 - IV Mostra SP Samsung de Fotografia, na Vila Madalena - O evento vai ocupar todo o bairro, apresentando imagens do movimento punk dos anos 80, um ensaio documental sobre o Largo da Batata e obras de Hildegard Rosenthal, fotógrafa que completaria 100 anos em 2013, entre dezenas de outras ações que vão celebrar o aniversário de São Paulo.

FEVEREIRO

2/2- Waltercio Caldas: O Ar Mais Próximo e Outras Matérias, na Pinacoteca - As instalações questionam os espectadores sobre o que eles veem nas obras.

Ai Weiwei - Junhe 1994
Fotografia do artista chinês Ai Weiwei, que entra em cartaz no MIS em fevereiro de 2013 (Foto: Ai Weiwei/Divulgação)

 

7/2 - Ai Weiwei - O artista chinês expõe fotografias no MIS

sem data confirmada - Cai Guo-Qiang - Da Vinci do Povo (Peasant Da Vincis), no CCBB - Mostra individual do artista contemporâneo chinês, vencedor do prêmio da 48ª Bienal de Veneza e conhecido internacionalmente por seu trabalho com pólvora.

ABRIL

3/4 - SP-Arte, no Pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera.

9/4 - Raphael e Emygdio: Dois Modernos no Engenho de Dentro, no IMS - São cem obras, entre desenhos e pinturas de Raphael Domingues (1912-1979) e Emygdio de Barros (1895-1986), ambos diagnosticados como esquizofrênicos.

16/4 - Lady Warhol, no MAM - A exposição vai mostrar fotos em grandes dimensões de Andy Warhol travestido de mulher, tiradas pelo fotógrafo de moda americano Christopher Makos, figura da cena artística dos anos 70, também amigo pessoal de Keith Haring e Jean-Michel Basquiat, entre outros.

MAIO

4/5 - Seis séculos de arte chinesa na coleção do Musée Cernuschi, na Pinacoteca - Reunirá 120 pinturas, apresentando os mais importantes artistas da China imperial.

JULHO

9/7 - Maria Martins – Metamorfoses, no MAM - Retrospectiva da artista brasileira com enfoque em suas esculturas de grandes dimensões.

SETEMBRO

sem data confirmada - Tradição Contemporânea Brasileira, no Pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera - Sob curadoria de Paulo Venâncio Filho, a mostra terá nomes do país participantes das 30 bienais.

OUTUBRO

5/10 - 33° Panorama de Arte Brasileira, sob curadoria de Lisette Lagnado, no MAM

Fonte: VEJA SÃO PAULO