Na Paulista

Saiba quais as exposições estão em cartaz no Masp

Entre os destaques está a obra recém-restaurada Mulher de Azul Lendo uma Carta (abaixo), de Vermeer, em exibição a partir de 12 de dezembro

Por: Redação VEJASAOPAULO.COM - Atualizado em

Mulher de azul lendo uma carta, de Vermeer
Mulher de azul lendo uma carta, de Vermeer, foi realizada entre 1663 e 1665 (Foto: Divulgação)

Uma visita ao Masp no fim de semana é um passeio certeiro, seja para observar a arquitetura projetada por Lina Bo-Bardi (1914-1992), para fazer compras na feirinha de antiguidades que acontece no vão do museu aos domingos ou, é claro, para conferir as exposições que estão em cartaz.

+ Visite o Masp de graça

Abaixo, segue a programação completa das mostras que atualmente figuram nos quatro andares de um dos marcos da capital. Confira:

2º andar

Luzes do Norte - Até dia 27/01/2013

Luzes do Norte
Virgem Transtornada, um Busto, de Martin Schongauer (1450-1491) (Foto: Divulgação)

Um fantástico conjunto de obras do Renascimento alemão, emprestados do Museu do Louvre. São 61 gravuras e desenhos sobre papel de artistas como Albrecht Dürer e Martin Schongauer.

Romantismo: A Arte do Entusiasmo - Do acervo, sem data prevista para término

Romantismo - A Arte do Entusiasmo
Romantismo - A Arte do Entusiasmo, exposição no Masp (Foto: Divulgação)

São 79 obras, divididas em nove módulos, com muitos nomes antigos, como Hieronymus Bosch e El Greco, e outros contemporâneos, a exemplo de León Ferrari, Tomie Ohtake e Marcello Grassmann. A seleção ainda passa por Van Gogh, Manet, Modigliani e pelo desenho Cavaleiro, de Salvador Dalí.

Deuses e Madonas: A Arte do Sagrado - Do acervo, sem data prevista para término

Deuses e Madonas - A Arte do Sagrado
'São Jerônimo Penitente no Deserto', de Andrea Mantegna: a tela do Masp foi restaurada no Museu do Louvre e está em 'Deuses e Madonas — A Arte do Sagrado' (Foto: Divulgação)

Quarenta obras de recortes do acervo, que incluem Anunciação, de El Greco, Ressurreição de Cristo, de Rafael, e quatro telas da série As Quatro Estações Hartmann, de Delacroix.

1º andar

A obra Mulher de Azul Lendo uma Carta, de Johannes Vermeer - De 12/12/2012 a 10/02/2013

Exposição da obra-prima recém-restaurada pelo Rijksmuseum, de Amsterdã. É a primeira vez que a obra (que levou dois anos para ficar pronta, de 1663 a 1665) é exposta no Brasil.

1º subsolo - Inauguração dia 20/12/2012

A brasileira Anna Maria Maiolino, vencedora do Prêmio Masp, ganha uma individual, onde apresenta intervenções e fotografias.

2º subsolo - Inauguração dia 20/12/2012

O brasileiro Paulo Nazareth, também vencedor do Prêmio Masp, apresenta fotografias e vídeos.

+ Leia mais sobre exposições

Fonte: VEJA SÃO PAULO