Esporte

Dez dicas para entrar em forma após as festas

Estimular o corpo com exercícios diferentes é uma das recomendações para ter o corpo dos sonhos em 2014

Por: Marcus Oliveira

Grupo de corrida no Parque do Ibirapuera
Caminhar é uma ótima forma de incluir as atividades físicas na rotina (Foto: Marcelo Stapafora)

Após a euforia e a comilança das festas de fim de ano, chegou o momento de correr atrás do prejuízo. Quem deixou os treinos de lado e viu os quilos aumentarem na balança pode pegar pesado no aeróbico e investir na alimentação a base de folhas e fibras, para desintoxicar o organismo.

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Já quem colocou na lista de promessas de ano novo a matricula na academia, a hora é essa! Com ajuda da especialista Danuzia Oliveira, consultora técnica da rede de academias Cia. Athletica, listamos dez dicas para entrar em forma e ter um 2014 mais saudável.

1 - Viagens não podem ser desculpa para sair da rotina de exercícios. Leve essa época como um momento para cuidar de você mesmo. Aliás, não entenda a atividade física como uma punição, mas como um momento de prazer. Fazer exercício é uma rotina para o ano todo, então perceba a importância.

2 - Faça exercícios aeróbicos todos os dias. No mínimo cinco vezes por semana. Correr não é para todos os joelhos e todas as idades, então caminhe. Essa é a melhor forma de incluir uma atividade na sua rotina. O Colégio Americano recomenda 300 minutos de exercícios por semana, sendo cerca de 60 minutos por dia. Quem comeu demais no fim de ano deve pegar pesado nos aeróbios e fazer uma alimentação mais saudável.

3 - Faça atividades ao ar-livre. Aproveite praias e parques para caminhar, jogar bola, nadar, entre outras atividades. Trinta minutos de exercícios diários já fazem toda a diferença e você ainda vai ficar muito mais disposto para curtir o verão. O importante é escolher um lugar que traga motivação. A pessoa também pode trocar o elevador pela escada. A mudança pode significar um aumento de 15% no gasto calórico, dependendo do número de andares.

4 - É importante ter regularidade. Alternar atividades físicas aeróbicas de alta intensidade e curta duração com atividades aeróbicas de baixa intensidade com longa duração é a melhor maneira para estimular a queima de gordura no organismo. Exemplo, em um dia faça uma caminhada de 60 minutos em um terreno plano. No dia seguinte, caminhe 30 minutos em um terreno com ladeiras. Assim você irá perceber que o corpo precisa de estímulos diferentes para gastar calorias.

5 - Quanto maior o número de músculos envolvidos na atividade, mais calorias serão gastas. Exemplo: a corrida gasta mais calorias do que a bicicleta.

6 - Durma bem. É muito importante descansar. A pessoa precisa ter ânimo para realizar os exercícios. Faça isso de forma apropriada. A média é dormir entre seis e oito horas por dia.

7 - Alterne a bebida alcoólica com água. Nas altas temperaturas, cerveja e drinques refrescantes são bem procurados. Para quem for consumir esse tipo de bebida, a dica é intercalar o consumo com um copo de água. Ao menos assim seu estômago não se preenche somente com álcool. De qualquer forma, beba água durante o dia inteiro – saiba que nenhuma reação química é realizada em nosso corpo sem a presença de água. Ou seja, para queimar as gordurinhas precisa fazer o suor chorar. Os médicos recomendam beber no mínimo 3 litros por dia.

8 - Coma antes de ir treinar e faça amigos. É preciso energia para fazer exercício e a alimentação é fundamental para manter a forma. (Confira boas dicas de alimentação para perder peso). Arrume um amigo, forme uma dupla, assim um incentiva o outro nos dias de preguiça e na hora de comer bobagens. Nessas horas, uma aposta entre vocês pode ajudar a não furar a dieta e o dia de treino.

9 - Olhe rótulos de tudo que você come e bebe. Ninguém está falando para você ser o antissocial da galera, mas veja quais bebidas ou quais petiscos têm menos calorias. Se a vontade falar mais alto, tente se afastar de mesas de comida ou potinhos de petiscos. Lembre-se de fazer refeições leves de três em três horas para não ter tanta fome na hora do almoço ou jantar.

10 - Lei da compensação. Pensar só em regime não fará milagre. Já é difícil não engordar após as festas de fim de ano, imagine emagrecer? O segredo é fazer o mínimo. Você pode até dar uma exagerada de leve, mas depois compense nos dias seguintes, e passe a se exercitar sempre.

Fonte: VEJA SÃO PAULO