Cidade

Prefeitura muda ciclofaixa em Higienópolis por pressão de restaurantes

CET admitiu que o traçado na região da badalada Praça Vilaboim era falho

Por: Nataly Costa

Ciclofaixa Vilaboim
Faixa sendo apagada nesta quinta (13) (Foto: Reprodução/Facebook)

Depois de receber muita reclamação dos comerciantes da Praça Vilaboim, em Higienópolis, a prefeitura decidiu refazer o traçado da ciclofaixa que passava por ali. O caminho para bicicletas vinha da Rua Armando Penteado e seguia pelo lado direito da praça. Agora, será pintada à esqueda, no curso da Rua Aracaju, e depois fará uma curva à direita na Rua Piauí.

"Esta adequação começou a ser feita hoje (quinta) e a previsão de conclusão dos trabalhos é até semana que vem", explicou a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), em nota. A administração também deve repensar a ciclovia da Escola Politécnica, que tem árvore e poste no meio do caminho.

+ MP abre inquérito para apurar instalação de ciclovias

+ Ritmo acelerado expõe falha na construção de faixas para bicicletas

No caso da Vilaboim, a gritaria foi grande entre os restaurantes e bares, que começaram a ter problemas operacionais. "A gente não podia mais receber mercadoria porque o caminhão tinha que parar em cima da ciclofaixa. Também deu problema para os clientes na hora de deixar o carro no manobrista", disse Alessandro Brito, gerente do La Vilette.

Ativista do Instituto CicloBR, Felipe Aragonez diz que as falhas naquela ciclofaixa já eram conhecidas. "Era complicado mesmo e ninguém respeitava, parava carro, caminhão", comenta.

Ciclofaixa Higienópolis
Caminhões de carga e descarga dividiam espaço com as bikes (Foto: Luiz Carlos Murauskas/Folhapress)

Fonte: VEJA SÃO PAULO