Gastronomia

Churrascada será um festival carnívoro

Evento na Mooca no dia 1º de agosto reúne quinze chefs e serve cortes especiais à vontade, por 350 reais

Por: Helena Galante

Churrascada
Bottino, Bettie Aversa: 350reais o ingresso (Foto: Rodrigo Dion)

Você mesmo pega sua cerveja na geladeira, encosta no responsável pela grelha para pedir a pontinha mais macia do corte e repete aquela batata assada à vontade. Nesse clima de reunião entre amigos, a primeira edição da Churrascada terá vez no espaço de eventos Nos Trilhos, na Mooca, no próximo dia 1º de agosto.

+ Churrascômetro: calcule a quantidade de carne para o seu churrasco

A inspiração veio de NovaYork, onde o jornalista gastronômico Joshua Ozersky, falecido em maio, criou em 2004 o Meatopia, autodenominado “Woodstock dos animais comestíveis”. Os responsáveis pela versão paulistana são a Agência Haute, representada por Felipe Aversa, mais o açougueiro Rogério Betti e o chef Gustavo Bottino. Conhecida pela organização de boas festas, a empresa preparou por aqui o festival carnívoro como se fosse uma balada.

Churrascada
Cortes especiais: servidos com cerveja e acompanhamentos à vontade (Foto: Rodrigo Dionisio)

Os ingressos são vendidos on-line, pelo site www.semhora.com.br. Oferecidos inicialmente por 250 reais, agora estão no quarto lote. Ou seja, o valor aumentou para 350 reais. Bem salgado à primeira vista, o preço não assustou os fãs de uma boa picanha: dos 800 convites, 680 já foram comprados.

+ Açougues gourmets para comprar carnes premium

Os atrativos para tamanho investimento começam pela forma curiosa de chegar ao local. Será preciso entrar numa maria-fumaça para cumprir o trajeto, que vai da plataforma do Museu da Imigração, próxima ao Metrô Bresser-Mooca, até onde as mesas estarão instaladas. No total, quinze chefs vão montar, a partir do meio-dia, suas churrasqueiras a lenha ou a carvão — nada de gás ou energia elétrica.

Churrascada
Porchetta: uma das opções de carne (Foto: Rodrigo Dionisio)

“Vamos explorar diferentes cortes e métodos de preparo, como o dry-aged e o defumado”, afirma Betti. Estão na estrelada seleção de convidados Henrique Fogaça, jurado do MasterChef Brasil, à frente do Sal Gastronomia, que vai fazer a costela suína; Carlos Bertolazzi, do Zena Caffè e também apresentador do Cozinha sob Pressão, responsável pela costela de boi; e o inglês Richard Turner, especialista no tomahawk steak, um desafiador ribeye com osso.

+ Churrascarias rodízio para comer à vontade

Para aqueles que gostarem de aves, Diego Belda, do Goya, preparará um varal com frango caipira, codorna, pato, perdiz e peru. “Cada um dos profissionais envolvidos fará 700 porções de 120 gramas cada uma”, diz Bottino. “Calculamos pelo menos 1 quilo por pessoa, será muita carne”, garante.

Churrascada
Cálculo dos organizadores é de 1 quilo de carne por pessoa (Foto: Rodrgio Dionísio)

Além das guarnições e das cervejas à vontade, estão incluídos na entrada apresentações das bandas O Bardo e o Banjo e Mustaches e os Apaches, entre outras, e workshops que darão orientações sobre como acender fogo e desossar animais. À parte, só os drinques preparados pelo barman Marcelo Serrano, a 15 reais cada um.

Fonte: VEJA SÃO PAULO