Consumo

Black Friday Brasil será nesta sexta (29)

Mais de 120 lojas devem participar da promoção que dura 24 horas e oferece passagens aéreas, eletrônicos, roupas e até produtos de beleza com desconto

Por: Carolina Romanini - Atualizado em

Compras - Black Friday - Comércio Online 2
Mais de 120 lojas online participam da Black Friday Brasil neste ano (Foto: Latinstock)

A versão brasileira do tradicional “feriado de descontos” americano ocorre nesta sexta (29). Mais de 120 lojas já confirmaram participação na Black Friday Brasil, que deve gerar mais de 340 milhões de reais em vendas on-line, segundo as previsões do organizador.

Durante 24 horas, as lojas venderão passagens aéreas, artigos eletrônicos, de informática, eletrodomésticos, moda, games e beleza com descontos especiais. Entre os participantes confirmados estão marcas como Walmart.com, Netshoes, Coca-Cola Clothing, Magazine Luiza, Hering, Tam, entre outros.

+ Sete dicas pra não cair na "Black Fraude"

“Realizamos parcerias estratégicas com renomadas empresas do comércio eletrônico. A ação deve mais uma vez quebrar o recorde de vendas on-line em um único dia no Brasil”, afirma Pedro Eugenio, CEO do Busca Descontos

A Netshoes, por exemplo, colocará mais de mil itens da loja em promoção no dia. Também baixa os preços a Livraria da Folha, com mais de 200 itens.

Má fama

No ano passado, a Black Friday Brasil ganhou o apelido de Black Fraude por promover propagandas enganosas. Muitos consumidores que haviam pesquisado o item desejado antes da promoção, revelaram que algumas ofertas tiveram o seu preço aumentado nas semanas antecedentes ao evento para, mais tarde, receberem os “descontos”.

Para driblar o problema, neste ano, a Câmera Brasileira de Comércio Eletrônico (camara e-net) ficou responsável por criar um “Código de Ética” para os participantes oficiais da Black Friday.

O grupo Busca Descontos, organizador do evento, também firmou outras duas parcerias para assegurar a veracidade das ofertas. O Instituto Sieve, que monitora preços no comércio eletrônico, ficará responsável por rastrear possíveis propagandas enganosas, enquanto o site Reclame Aqui terá um canal exclusivo para as críticas dos clientes.

Confira abaixo a lsita das lojas já confirmadas na promoção:

- Abril Assinaturas

- Adidas

- Americanas.com

- Bon Prix

- Brastemp

- Casa & Video

- Casas Bahia

- Centauro.com.br

- Coca-Cola Clothing

- Colcci

- Colombo.com.br

- Consul

- Decathlon

- Dell

- Época

- Extra.com.br

- Fast Shop

- Fnac.com

- Foto Registro

- Hering

- HP

- Leader

- Lenovo

- Livraria da Folha

- Magazine Luiza

- Marisa.com.br

- Multiplus

- Netfarma

- Netshoes

- Pão de Açúcar

- Passerela

- Rakuten

- Renner

- RiHappy

- Saraiva

- Sépha

- Shop Time

- Smart Fit

- Sony

- Staples

- Submarino.com

- Tam

- The Beauty Box

- TVS

- Von Dutch

- Walmart.com

Fonte: VEJA SÃO PAULO