Arrasta-pé

5 festas juninas da cidade que são imperdíveis

Confira arraiais que reúnem o melhor das comidinhas e dos festejos desta época do ano

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

Quermesse da Igreja do Calvário
Olha a chuva!: a quadrilha não poderia faltar na Quermesse da Igreja do Calvário (Foto: Divulgação)

Em junho, é tradição colocar uma roupa xadrez e sair em busca de lugares para comer canjica, tomar um quentão e ouvir música típica. Neste ano, a animada época está com festas marcadas que vão do sertanejo ao forró. Os eventos em clubes, colégios e igrejas, contudo, seguem a receita de sempre:  tradicionais barraquinhas, deliciosas comidinhas, muitas brincadeiras e apresentações de grandes nomes da música. Selecionamos cinco quermesses imperdíveis na cidade.

Confira a nossa lista abaixo:

Festa Junina da Portuguesa

Wesley Safadão
Marcos & Belutti: a dupla alavancou a fama do cantor por aqui (Foto: )

Além das comidinhas típicas das tradicionais festas juninas, os bolinhos de bacalhau e os pastéis de santa clara deixam a celebração mais lusitana. A festança conta também com atrações musicais ao vivo, como o primeiro encontro de Marcos & Belutti e o cantor Wesley Safadão no palco, depois da gravação do hit  Aquele 1%, no dia 05/06. A revelação do sertanejo feminino fica por conta da dupla Simone e Simaria. O ritmo do interior é mesclado com a presença dos pagodeiros da Turma do Pagode (12/06), Mumuzinho e Bom Gosto (18/6). Para quem gosta de funk, Ludmilla (25/06) e Anitta (11/06) prometem agitar a programação. Os ingressos custam a partir de 70 reais. Até 26/6/2016.

Santíssimo Sacramento

quermesse paróquia santissimo sacramento
Festa tem comidas americanas, italianas e portuguesas. (Foto: Divulgação)

Além de barracas de argola, boca do palhaço, canaleta, pula-pula e piscina de bolinha e bingo, o arraial reúne muita comida caipira. Para inovar, a quermesse da Paróquia do Santíssimo Sacramento oferece também quitutes americanos (hot-dog e hambúrguer), italianos (macarrão, nhoque e lasanha) e portugueses (linguiça, bolinho de bacalhau e caldo verde). No último domingo da festa, há uma quadrilha para todos dançarem. Entrada gratuita. De 4/6 a 19/6/2016. Sábados, 16h às 23h, domingo, 12h30 às 22h.

+ Seis bons endereços para comprar itens de Festa Junina

Arraial nos Trilhos

Arraial_nos_trilhos
Arraial nos trilhos: evento acontece na Rua Visconde de Parnaíba, 1 253, em frente ao Museu da Imigração.  (Foto: Reprodução Facebook)

O embarque acontece no trem maria-fumaça de 1922 e o desembarque em uma festa junina com direito à musica ao vivo e comidinhas típicas. Para este ano, são mais de 38 000 interessados na festa Arraial nos Trilhos no Facebook. O evento terá um line-up com muita diversão ao som de músicas brasileiras. As crianças podem se divertir nas clássicas brincadeiras: argola, pescaria e tomba-lata. Os mais grandinhos podem jogar bingo, enviar um correio elegante e aproveitar a barraca do beijo. O primeiro lote de ingresso custa 20 reais, já incluso o passeio na maria-fumaça. Crianças de até 7 anos não pagam. Quem perder a hora não precisa se preocupar, a maria-fumaça funcionará das 11h às 16h, a partir desse horário o trajeto deverá ser feito caminhando. 19/6.

+ Dicas para fazer uma festa junina na sua casa

Quermesse da Igreja do Calvário

Quermesse da Igreja do Calvário
Quermesse da Igreja do Calvário (Foto: Divulgação)

A quermesse tem tudo de que um bom arraial precisa: correio elegante, quadrilha e brincadeiras, além, é claro, de comida farta. No cardápio eclético estão delícias como quentão, fogaça, bolinho de bacalhau, acarajé e yakissoba. Para animar a festa, há atrações de música todas as noites. Ao comprar o ingresso de 12 reais para participar, você tem direito a uma cartela de bingo e a concorrer a três sorteios por noite. Fique atento: só são aceitos pagamentos em dinheiro. Do dia 28/5 até 3/7/2016.

Quermesse da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia

pompeia
Quermesse da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia (Foto: Reprodução)

A festa passará por uma mudança de local neste ano e será realizada na quadra do Centro Universitário São Camilo (Rua Raul Pompéia, 144), e acontecerá nos finais de semana 9 e 10 de julho e 16 e 17 de julho. Aos sábados, está marcada para começar às 12h e, aos domingos mais cedo, às 10h30, iniciando com uma missa campal. A quermesse sempre funciona até as 22h. Além disso, o público pode se divertir com a quadrilha e o correio elegante ou as barracas de comidas e brincadeiras típicas. A entrada é gratuita.

Fonte: VEJA SÃO PAULO