Realizada desde 1925, São Silvestre homenageia papa do século IV

Corrida era disputada apenas por brasileiros até 1944 e tem o queniano Paul Tergat como o maior vencedor

A 90ª edição da Corrida de São Silvestre ocorre no próximo dia 31, a partir das 9 da manhã, com largada e chegada na Avenida Paulista. Realizada anualmente desde 1925, a prova de 15 quilômetros tornou-se um marco do esporte brasileiro e um dos eventos mais tradicionais do fim de ano.

Até 1944, era disputada somente por brasileiros. A partir de 1975, passou a contar também com a participação feminina. O maior vencedor da prova é o queniano Paul Tergat, com cinco vitórias. Entre as mulheres é a portuguesa Rosa Mota, com seis.

+ Como se sair bem com as mudanças de trajeto da São Silvestre

Desde a internacionalização do evento, apenas onze brasileiros chegaram em primeiro lugar na classificação geral. O último foi o brasiliense Marílson Gomes dos Santos, em 2010 (ele ganhou também em 2003 e em 2005).

A corrida foi criada pelo jornalista e advogado Cásper Líbero, famoso empresário do ramo da comunicação no início do século XX. O nome da prova é uma homenagem ao papa homônimo, que morreu em um 31 de dezembro, no século IV.

Confira uma galeria com fotos históricas da São Silvestre.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s