Gallery Night tem 56 galerias com programação especial

Escolha seu trajeto para fazer a pé por espaços da Vila Madalena, Pinheiros, Jardins e Bela Vista durante o evento marcado para segunda (3) e terça (4)

Visita na mostra Alfredo Jaar, na Galeria Luisa Strina, acontece na terça (4) (Alfredo Jaar/Veja SP)

A semana da SP-Arte, que acontece entre quinta (6) e domingo (9), no Pavilhão da Bienal, é sem dúvidas, a mais agitada do ano para o cenário das artes. Mas é durante o Gallery Night que a coisa pega fogo mesmo: 56 espaços culturais da cidade abrem suas portas na segunda (3) e na terça (4) com coquetéis, abertura de exposições, visitas guiadas, bate-papo, festas, performances e lançamentos de livros. O evento acontece entre 17h e 22h e é totalmente gratuito.

Entre tantas opções, fica difícil escolher os lugares para se visitar. Fizemos um roteiro com os destaques mais legais para cada dia:

Renata Cruz faz visita guiada em sua individual na Blau Projects (Divulgação/Veja SP)

Segunda (3) – Vila Madalena e Pinheiros

Como é tudo muito pertinho, a ideia é fazer o trajeto a pé. E como os bairros são conhecidos pela sua boemia, o que não vai faltar são paradas estratégicas para fazer uma boquinha no meio do trajeto artsy.

Comece pela Central Galeria, na rua Mourato Coelho, que oferece coquetel durante abertura da mostra Rrrrrrrrrr (que nome!), da carioca Gabriela Mureb. Suas obras são máquinas alteradas que questionam os limites do corpo-humano, da máquina e da linguagem.

Se gostar da linguagem de quadrinhos, dê uma rápida passada na galeria Bolsa de Arte – que recebe a mostra Fantasma de Fabio Zimbres – a caminho para a Galeria Raquel Arnaud. Ela inaugura uma mostra sobre cor, com nomes de peso a exemplo de Josef Albers, Yves Klein e Carlos Cruz-Diez.

Efrain Almeida ganha individual na Fortes D’Aloia & Gabriel (Eduardo Ortega / Fortes D’ Aloia & Gabrie/Veja SP)

No estúdio criativo Pototyp&, pare para um agito: a partir das 19h haverá lançamento do Prototyp&Soundsystem, onde deve rolar um bom som. Logo ali do lado, a pequena Galeria Eduardo Fernandes mostra o belo trabalho da artista Daisy Xavier.

Uma andada de alguns minutos leva até a Rua Fradique Coutinho. A Blau Projects faz visita guiada e lançamento de livro com a artista Renata Cruz. Ela traz 365 obras que são resultado viagens para Portugal e Japão. A poucos metros de distância, as Galerias Millan e Anexo Millan expõem, respectivamente, a coletiva Retratos e a mostra de Arthur Barrio. Se você já conhece os espaços, não vale perder muito tempo ali.

Siga até o final da rua, onde está a Fortes D’Aloia & Gabriel, que inaugura a individual de Efrain Almeida (essa promete!). E não hesite de ir até o Aura Arte, na rua Wisard. Inaugurado nesta quinta (30), o espaço recebe a mostra Scenário, do curador Mario Gioia. Ele fará visita guiada a partir das 20h.

Também faz parte da programação paralela à feira, o evento Turbulência, no Instituto Tomie Ohtake. São diversos bate-papo com artistas que acontecem entre 14h e 19h30. O grande destaque é para a mesa com a presença de Carmela Gross, Sandra Cinto e Waltercio Caldas.

Na Galeria Casa Triângulo, haverá abertura da individual de Nino Cais (Divulgação/Veja SP)

Terça (4) – Jardins e Bela Vista

Neste dia, o trajeto a pé pode ser feito no Jardins. Comece pela Galeria Casa Triângulo, na Rua Estados Unidos, que inaugura a individual do talentoso Nino Cais. A mostra Ópera do Vento reúne cerca de setenta obras que trabalham com a apropriação de imagens. Depois de um (ou dois, três…) coquetel por ali, ande um quarteirão até a Zipper Galeria, que oferece visita guiada com a artista Camila Soato, em sua ótima individual.

Quem gosta de arte urbana deve passar pela Luis Maluf Art Gallery, que inaugura a mostra do grafiteiro Apolo Torres. Alguns quarteirões são necessários para chegar à Galeria Luisa Strina. Em cartaz, estão as mostras The Politics of Images, de Alfredo Jaar, e Solo, de Thiago Honório.

Outra opção é seguir até a Alameda Lorena, onde está a Galeria Marcelo Guarnieri com video-instalações de Sonia Andrade. Logo ali do lado, a descolada Mendes Wood DM inaugura três individuais: o performer Paulo Nazareth (que sempre se supera), a mineira Lotus Lobo e a italiana Dadamaino. Um quarteirão de distância leva até a Baró e seu Anexo, que fica dentro de um contêiner. Serão inauguradas O Conceito Entre o Verbo e a Visualidade, de Almandrade, e 4,33 metros, de Paulo Nenflidio.

A gastroperformance de Simone Mattar acontece durante toda a noite na Galeria Rabieh (Divulgação/Veja SP)

Uma loucura que vale a pena: a gastroperformance de Simone Mattar, na Galeria Rabieh. Em Feijoada Branca, a artista constrói uma sala de jantar para trinta pessoas em que são servidos pedaços de porco: costela, focinho, pé, orelha e língua. Alguns são comestíveis – outros são, na verdade, esculturas. As sessões da performance acontecem às 18h30; 19h30; 20h30 e 21h30, e as inscrições são por ordem de chegada. 

A Galeria Vermelho fica mais longe, mas vale pegar um Uber, taxi ou ônibus até lá: além da ótima exposição de Dora Longo Bahia, a programação animada inclui show da banda Cão, integrada pela artista, às 20h30, e a performance Abaporu É Nosso, às 21h.

Fora do trajeto: a Galeria Nara Roesler inaugura as mostras do francês Daniel Buren e do carioca Daniel Senise, que serão acompanhadas por conversa com os artistas e o curador Brett Littman. Já a Galeria Lume oferece visita guiada com o diretor Paulo Kassab e o artisa Nazareno, pela mostra Experiência Geográfica, às 19h.

 

 

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s