Daniela Mercury e blocos marcam o pós-carnaval em São Paulo

Este fim de semana tem cortejo baiano, carioca, blocos para crianças e até para os pets. Confira a agenda

Um levantamento preliminar da Secretaria de Cultura calcula que cerca de 2 milhões de foliões ocuparam as ruas da capital neste Carnaval. E o número deve aumentar ainda mais.

É que a festa continua em São Paulo até o dia 11, quando saem os últimos blocos cadastrados pela prefeitura. Neste fim de semana, 82 cortejos desfilam na cidade, do centro às periferias. Além de samba e axé, tem festa para fãs de indie rock, público LGBT, crianças e até para os pets.

O destaque será Daniela Mercury, que fará apresentação domingo (5) no cortejo Pipoca da Rainha. Blocos já tradicionais no Carnaval de rua também esperaram o feriado passar para dar o ar da graça, caso de Meu Santo é Pop, Vou De Táxi e Bloco do Síndico. 

É possível conferir a programação completa na plataforma Blocos de Rua, disponível para Android e iOS. Confira as principais atrações e planeje o itinerário. 

SÁBADO, 4 DE MARÇO


Bloco Primavera, Te Amo – Bela Vista, 10h

Patrocinada pela Skol, a festa florida que acontece várias vezes ao longo do ano vira bloco de Carnaval e deve se concentrar na esquina da Rua Augusta com a Matias Aires, na altura do 1 300.

Batucalacatuca – Vila Nova Conceição, 10h

Tradicional no Rio de Janeiro, o bloco carioca desfila em São Paulo pela primeira vez e escolheu como ponto de partida a Avenida Helio Pellegrino.

Bloco de Notas – Vila Mariana, 11h

Com repertório musical que passa por pagode, funk e axé, a festa tem como grande atração um karaokê, pronto para fazer brilhar os foliões que se arriscarem a soltar a voz. A concentração será na Praça Rosa Alves da Silva.

Bloco Se Joga! – Pinheiros, 12h

Atração do público LGBT, o Bloco Se Joga! se encontra na esquina entre as ruas Padre Garcia Velho e Cunha Gago antes de seguir pela Avenida Brigadeiro Faria Lima. O cortejo é gratuito, mas a organização vai vender abadás a 30 reais.

Bloco do Bagaça – Lapa, 12h

Pelo quinto ano consecutivo nas ruas do bairro da Zona Oeste, a bateria do Bloco do Bagaça promete um repertório carregado de MPB, marchinhas clássicas de carnaval e sambas-enredo históricos. Isso porque, segundo a organização, o principal objetivo do bloco é justamente resgatar o clima do antigo Carnaval de rua do bairro. A concentração acontece na Rua Domingos Rodrigues.

Bloco da Hetetronormadiva – Centro, 12h

Drag queens invadem ruas tradicionais do centro de São Paulo a bordo do Bloco da Heteronormadiva. Ao som de muita música pop, a festa começa com uma partida do grupo Gaymada, iniciativa que promove jogos de queimada entre o público LGBT. A concentração acontece na Rua Fernando de Albuquerque e o cortejo segue pela Augusta, Ipiranga e Major Sertório. A dispersão será na casa noturna L’Amour.

Bloco Fervo da Vila – Vila Madalena, 13h

O bloco celebra um dos bairros mais boêmios da capital no ritmo do frevo. Passa pelas ruas mais tradicionais da Vila Madalena, como a Harmonia, a Wisard e a Fradique Coutinho. A concentração do Fervo da Vila acontece na Praça Rafael Sapienza.

Bloco Acadêmicos da Anhembi Morumbi – Brás, 14h

A festa é gratuita, mas os foliões que decidirem seguir o bloco universitário podem desembolsar 20 reais para garantir o abadá, que dá direito a caneca, banheiro exclusivo e preferência na fila na hora de comprar as bebidas. O bloco parte da unidade da Anhembi Morumbi situada na Rua Dr. Almeida Lima e conta com a presença do MC2K, do Kondzilla.

Perifolia – Vila Alzira, 14h

Enquanto a maioria dos blocos circula pelas ruas do centro e da Zona Oeste, o Perifolia passeia pela Vila Alzira, na região do Sapopemba, na Zona Leste. Serão dois desfiles: um no sábado (4) e outro, domingo (5). Ambos saem no mesmo horário da Rua Marcondes Machado e têm no repertório arrocha, baião e arrastapé, ritmos tradicionais do Nordeste do país.

Bloco Meu Santo É Pop – Bela Vista, 14h

Terceiro ano desfilando pelas ruas de São Paulo, Meu Santo É Pop vai concentrar os foliões na esquina entre as ruas Augusta e Dona Antonia de Queiroz. Voltado para o público LGBT, o bloco segue ao som de clássicos do pop.

BloCão – Pinheiros, 15h

Pensado para acolher pets e seus donos durante a folia, o BloCão sai da Praça dos Omaguás e promete ter estrutura para refrescar os animaizinhos no calor.

Bloco do Sai, Hétero – Mooca, 16h

A festa LGBT acontece no espaço dos Trilhos, na Mooca. A organização está preparando um grande repertório de músicas pop e, diferentemente do que sugere o nome, garante: “heterossexuais são bem-vindos”. Os foliões precisam desembolsar 10 reais para participar do evento, que segue até as 23h na Rua Visconde de Parnaíba, 1253.

banga-desflie.jpeg

Festa em Pinheiros: um dos bairros da capital com maior concentração de blocos cadastrados (Reprodução)

DOMINGO, 5 DE MARÇO


Bloco infantil Bloquinho – Vila Mariana, 10h

Idealizado pela Oficina da Alegria, uma incubadora que apoia iniciativas de transformação cultural, o cortejo infantil terá diversas food bikes e saírá da Praça Rosa Alves da Silva.

Bloco Tatu Apé – Tatuapé, 11h

Os foliões da terceira edição do bloco, um dos mais famosos da Zona Leste, vão se concentrar no Quintal do Espeto, na Rua Serra de Botucatu, 1933. O cortejo segue sem deixar de lado a responsabilidade social e troca abadás por 2 quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados a uma instituição de caridade da região. A dispersão será na Rua Apucarana.

Bloco Vou de Táxi – Pinheiros, 13h

Desde 2014, o Vou De Táxi desfila ao som de hits dos anos 1990. O trajeto começa na Brigadeiro Faria Lima e segue até o Largo da Batata, onde acontece a dispersão.

Essa Barra Que É Gostar De Você – Centro, 13h  

Responsável por abrir caminho para a apresentação de Daniela Mercury, o cortejo, com nome de música da banda Raça Negra, segue ao som de hinos do Carnaval baiano até as 17h, quando começa o show da cantora. A festa contará ainda com um artista que vai grafitar um muro durante o cortejo. Haverá ainda distribuição de geladinho na faixa. A concentração acontece na esquina das ruas da Consolação e Antônio Carlos.

Pipoca da Rainha – Centro, 16h

O bloco de Daniela Mercury entra em cena na esquina da Rua da Consolação e Avenida Paulista logo após o desfile do Essa Barra Que é Gostar de Você. A previsão é de que o show, com muito axé, siga até as 21h.

Bloco da Diversidade – Centro, 15h

Sob o lema “alegria também é um ato político”, o bloco desfila pelo quarto ano consecutivo e tem como público-alvo lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis e drag queens – mas garante que acolherá bem quem quiser cair na folia, sem distinção de gênero. O Bloco da Diversidade é organizado pela Parada do Orgulho LGBT de São Paulo em parceria com a Skol e se concentra no Largo do Arouche. 

Bloco do Síndico – Vila Olímpia, 15h

Tradicional cortejo em homenagem a Tim Maia, o Bloco do Síndico promete “descobrir os sete mares e contagiar a galera por onde passar”. O repertório musical, claro, conta com grandes letras do cantor carioca. A concentração será na Praça Edgard Hermelino Leite, na Vila Olímpia.  

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s