Acadêmicos do Tatuapé é a campeã do Carnaval 2017 em São Paulo

Escola apresentou desfile que celebra a cultura africana e leva o troféu pela primeira vez

A escola Acadêmicos do Tatuapé foi escolhida a campeã do Carnaval 2017 em São Paulo. O título foi decidido na leitura da última nota do último quesito, o samba-enredo. Águia de Ouro e Nenê de Vila Matilde caíram do Grupo Especial.

A Acadêmicos celebrou a cultura e a religiosidade do povo africano em apresentação na madrugada de sexta (24) para o sábado (25). Leci Brandão e Sabrina Boing Boing participaram do desfile. O título do enredo é Mãe África conta a sua história: do Berço Sagrado da Humanidade à Terra Abençoada do Grande Zimbabwe.

O desfile é o primeiro projeto do carnavalesco Flávio Campello na Tatuapé. Ele entrou no lugar de Mauro Xuxa, que profuziu os últimos cinco desfiles da escola.

É a primeira vez que a tradicional escola da Zona Leste leva o título no Grupo Especial. Em 2016, foi a vice-campeã. A Tatuapé foi fundada em 1952 com o nome de Unidos de Vila Santa Isabel.

Desfile da Dragões da Real: homenagem ao Nordeste Desfile da Dragões da Real: homenagem ao Nordeste

Desfile da Dragões da Real: homenagem ao Nordeste (ALE VIANNA/ELEVEN/ESTADÃO CONTEÚDO/)

A campeã teve a mesma nota final que a Dragões da Real, que ficou em segundo lugar. Em reunião na tarde da segunda (27), a Liga das Escolas de Samba de São Paulo definiu o primeiro quesito de desempate: samba-enredo.

O terceiro lugar foi para a Vai-Vai. Campeã do ano passado, a Império de Casa Verde ficou em quarta posição em 2017.

APURAÇÃO

A apuração das notas começou por volta de 16h30 desta terça (28). As notas chegaram ao Sambódromo um pouco antes, em envelopes lacrados, às 12h.

As notas dos quesitos seguiram a seguinte ordem: fantasia, bateria, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, harmonia, alegoria, evolução, enredo e samba-enredo.

Integrantes da Império de Casa Verde no segundo dia de desfiles Integrantes da Império de Casa Verde no segundo dia de desfiles

Integrantes da Império de Casa Verde no segundo dia de desfiles (LUIZ CLÁUDIO BARBOSA/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO/)

No quesito fantasia, quatro escolas saíram com a nota final 10: Império de Casa Verde, Acadêmicos do Tatuapé, Dragões da Real e Unidos de Vila Maria. Na avaliação da bateria, saíram-se bem a Casa Verde e a Rosas de Ouro. Todos os jurados deram nota 10 às escolas.

Quem se deu melhor no quesito comissão de frente foram a Mocidade Alegre e Mancha Verde, que receberam todas as notas 10. Na avaliação de mestre-sala e porta-bandeira, Vila Maria, Tucuruvi, Casa Verde e Nenê alcançaram todas as notas máximas.

No quesito harmonia, um dos jurados deixou de avaliar a Peruche. Neste caso, a regra diz que a agremiação deve atribir a média aritmética das outras notas dadas pelos demais jurados — neste caso, foram todas notas 10. Na avaliação de alegoria, tiveram pontuação máxima por todos os jurados a Gaviões e a Dragões.

Na evolução, nenhuma escola teve unanimidade de notas máximas dos avaliadores. No quesito enredo, tiveram todas notas 10 Mocidade, Vila Maria, Tatuapé, Águia de Ouro, Peruche, Casa Verde, Dragões e Vai Vai. O quesito de desempate foi o samba-enredo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

  1. Marcos Maxwel Moraes

    Marcos Moraes
    Olá queridos e futuros clientes, Meu nome é Marcos Moraes sou Promotor das fabricas de alianças aqui da rua do ouro e trabalho juntos aos melhores. Antes de vir a rua do ouro me chama no Zap 11 986220315 tim. vc nao vai se arrepender.
    Estarei com você pesquisando os melhores e mais lindos modelos e a certeza de uma boa compra com qualidade garantia e segurança. Call me. Whatzap Tim(11) 986220315 Claro(12)996658743 não aceite cartão de qualquer um. Me ligue e evite transtornos. não aceite cartão de atravessadores. Orçamento pelo Zap.