25 de Março: os políticos mais reproduzidos em máscaras de Carnaval

As opções do acessório custam, em média, 7 reais, e podem ser encontradas em dois endereços da Ladeira Porto Geral

Queridinha dos foliões, as máscaras de políticos vêm à tona na época do Carnaval, quando muitos aproveitam a oportunidade para tirar sarro das personalidades mais polêmicas do ano. Na 25 de Março, a febre chegou de forma mais branda neste ano – em uma caminhada pelas principais vias da região, só duas lojas possuíam o acessório. Ambas localizadas na Ladeira Porto Geral, a Festas e Fantasias e a Porto das Festas e Fantasias vendiam as peças pelo preço de 7 reais. A mais cara era a do jurista Joaquim Barbosa (12 reais), e a justificativa seriam os óculos de plástico implantados no personagem.

+ Celso Kamura entre as “inimigas” Dilma Rousseff e Marta Suplicy

+ Blog Carnaval SP: blocos, desfiles e muito mais

Apesar da grande variedade, o maior desafio não é escolher qual político levar para a festa, e sim adivinhar qual máscara representa quem. Várias vezes, é necessário fazer um esforço para enxergas as – poucas – semelhanças entre o acessório e a pessoa na vida real. E, acredite, nem os próprios vendedores podem ajudar.

“Não sei quem é”, admite a vendedora da loja Porto das Festas e Fantasias diante de um rosto masculino. A dúvida faz com que ela chame o gerente do local, que também afirma não saber de quem é a máscara. A cena se repetiu algumas vezes, tanto lá quando na Festas e Fantasias.

+ José Dirceu deve se casar assim que deixar prisão

A polêmica das máscaras não para por aí. Localizada no Rio de Janeiro, a Condal – uma das maiores fábricas da categoria do país – confirma que recebeu uma ligação do advogado de Nestor Cerveró ameaçando processar a empresa caso fosse feita alguma máscara do ex-diretor da Petrobras.

Olga Valle, dona do negócio, afirma que não relutou em atender o pedido porque não queria confusão. Em seu lugar, a fábrica está produzindo moldes da atual presidente da companhia, Graça Foster. Apesar de ainda não possuir nenhum exemplar pronto, a Condal conta que já recebeu 300 pedidos de encomenda.

+ Lula diz que irá disputar eleição em 2018

Entre as opções mais requisitadas estão as de Lula, Dilma Rousseff, Aécio Neves e até Eduardo Campos. Cada uma delas recebeu cerca de 1 200 pedidos. Além disso, Olga conta que todos os anos ainda recebe pedidos de máscara do empresário PC Farias. “Mas não sei explicar por quê.” Vai entender…

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s