Imagem Blog

Blog da Vejinha Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Por Blog
Novidades, curiosidades e promoções
Continua após publicidade

As 10 coisas mais irritantes do Facebook

Por Leonam Bernardo Sim, nós usamos e adoramos. Mas não dá para negar que algumas coisas do Facebook são de fazer a gente querer jogar o computador longe (de vez em quando, pelo menos). Reunimos dez delas, entre aplicativos e comportamentos de usuários, levantadas aqui na redação da VEJA SÃO PAULO. A seguir, as dez […]

Por VEJASP
Atualizado em 27 fev 2017, 13h24 - Publicado em 24 fev 2011, 19h43

Por Leonam Bernardo

Sim, nós usamos e adoramos. Mas não dá para negar que algumas coisas do Facebook são de fazer a gente querer jogar o computador longe (de vez em quando, pelo menos). Reunimos dez delas, entre aplicativos e comportamentos de usuários, levantadas aqui na redação da VEJA SÃO PAULO. A seguir, as dez coisas mais irritantes da maior rede social do mundo.

1. Gente que marca os outros em flyer de festa
O usuário recebe e-mail dizendo que alguém deixou comentário numa foto dele. Corre para ver do que se trata e… descobre que, na verdade, algum chato o marcou num flyer de festa ou evento, e não numa foto em que ele REALMENTE apareça. Ah, sim: cada vez que alguém comenta na foto, você recebe um aviso. Falamos sobre isso no item abaixo.

■ Como evitar: Vá em configurações de privacidade, selecione a opção de personalizar a ferramenta e liste ali os amigos que estão proibidos de marcar você em fotos.

Continua após a publicidade

+ As 10 Coisas Mais Irritantes do Twitter (segundo tuiteiros famosos)

+As 10 Coisas Mais Irritantes do Twitter (versão dos leitores)

+ Os 5 Verbos Mais Feios da Era da Internet

2. E-mails, e-mails e e-mails
Algumas pessoas preferem nem comentar foto de amigo porque, convenhamos: quem quer ficar recebendo aviso de que tal usuário TAMBÉM escreveu algo na mesma imagem? Esse é só um exemplo: tem alerta demais, o tempo todo, no Facebook.

Continua após a publicidade

■ Como evitar: Dá para desmarcar as notificações por e-mail em configurações de conta > notificações.

3. Oi, quer teclar?
Você mal acabou de fazer login e aparece alguém puxando conversa no chat do FB. OK, às vezes é aquela figura superlegal. Mas nem sempre a gente quer papo, né?

■ Como evitar: Basta selecionar a opção desconectado, que fica no topo da lista de amigos on-line, localizada no canto inferior direito da tela. Também é possível criar uma lista apenas com pessoas que deseja conversar. Faça isso clicando pelo caminho lista de amigos > criar nova lista e selecione só os camaradas. Ainda há um botão que decide se você aparecerá on-line para eles ou não.

4. Sugestões de amizades
Alguns usuários perdem a mão (ou a noção) com essa ferramenta e acham que vieram à Terra com a missão de disseminar a amizade entre as pessoas. Resultado: sugerem que você adicione amigos que muitas vezes nem conhece.

Continua após a publicidade

■ Como evitar: Não rola de bloquear SÓ a sugestão de amigos. Mas sempre existe a opção de deletar a pessoa mala da sua lista…

5. Apps enfiados goela abaixo
Para os curiosos, essa é terrível: alguém responde uma pergunta sobre você. Ainda que provavelmente a resposta seja uma bobagem, dá vontade de saber o que é. Mas, para conseguir ver, é preciso a ativação do tal aplicativo na sua conta.

■ Como evitar: Fazendo terapia para ser menos curioso. Ou desmarcando a opção outros aplicativos no diretório configurações de conta > notificações. Se os convites continuarem a chegar, acesse configurações de privacidade > listas de bloqueio > bloquear convites para aplicativos.

6. Sincronização de postagens com o Twitter
Vamos combinar: quem deseja ler tweets vai ao Twitter, certo?

Continua após a publicidade

■ Como evitar: A medida é meio drástica: clique remover em qualquer postagem da pessoa no seu mural e, daí, selecione o item ocultar todos os posts deste usuário. Aí você deixa de visualizar não só as atualizações do Twitter dele, como todas as outras. Se preferir, vá até a parte inferior do mural, acesse editar opções e selecione a alternativa amigos e páginas que mais interagem com você — aqui, passam a ser exibidos apenas os posts daqueles com quem você já está acostumado a se comunicar. Neste diretório também é possível selecionar os colegas que aparecerão no seu mural.

7. Convites para eventos
A ideia dos convites, em si, é bem boa. O problema é, como no caso dos flyers, a falta de educação da galera.

■ Como evitar: Entre em configurações de privacidade > listas de bloqueio e relacione os amigos que costumam enviar convites indesejáveis.

8. Inclusão em grupos sem sua autorização
É como se você abrisse os olhos e tivesse ido parar numa festa estranha com gente esquisita SEM que ninguém perguntasse se você quer. Quando se dá conta, a gente foi parar num grupo sobre consultoria de ETs ou coisas que o valha.

Continua após a publicidade

■ Como evitar: Não dá para evitar. No máximo, clicar em deixar este grupo (acesse a página da comunidade e ache o link na coluna lateral direita), o que às vezes pode criar uma situação chata com o amigo que o “convidou”. Se determinados usuários insistem em incluí-lo em listas, é possível denunciá-lo por spam ou fraude — há um link para isso no fim da página.

9. Toma essa ovelha pra você!
Nada contra quem curte os joguinhos do Face, seja Máfia Wars, Farmville ou a novíssima versão de Carmen Sandiego. Agora, para quem não participa da brincadeira, haja paciência para toda hora receber ovelhas perdidas e outros “presentes” do mesmo naipe.

■ Como evitar: Escolha uma das solicitações (jogos ou aplicativos) no menu lateral esquerdo da tela. O procedimento é o mesmo para ambos: ao recusar qualquer solicitação, aparecerão em seguida as preciosas opções: bloquear aplicativo? e ignorar todas as solicitações deste usuário?. Pronto. Em configurações de privacidade > listas de bloqueio também é possível elencar todos os usuários que costumam enviar essas solicitações deliberadamente.

10. Então catuca!
Sério: QUAL A FUNÇÃO do botão Cutucar? Deixamos essa por último, de tão irritante. Gente, todo chato cutuca! Se na vida real já não é legal, imagine no Facebook.

■ Como evitar: Não dá. Até nisso é irritante. No máximo você pode evitar receber o aviso de que alguém o cutucou, em configurações de conta > notificações.

E você, concorda com a nossa lista? Comente!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.