Imagem Blog

Últimas de São Paulo Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Notícias quentes e bastidores da cidade
Continua após publicidade

Vídeo de bate-boca sobre cotas para negros em universidades durante aula na USP repercute no Facebook

Com mais de 1 milhão de visualizações, um vídeo registrado dentro da USP tem repercutido nas redes sociais. A cena, gravada por um aluno pelo celular, mostra estudantes negros tentando discutir as cotas para negros em universidades ao longo de uma aula de microeconomia na FEA (Faculdade de Economia e Administração). + Enquete: Você é a favor de […]

Por Thiago Ramaciotti
Atualizado em 26 fev 2017, 18h18 - Publicado em 19 mar 2015, 20h01

debate

Com mais de 1 milhão de visualizações, um vídeo registrado dentro da USP tem repercutido nas redes sociais. A cena, gravada por um aluno pelo celular, mostra estudantes negros tentando discutir as cotas para negros em universidades ao longo de uma aula de microeconomia na FEA (Faculdade de Economia e Administração).

+ Enquete: Você é a favor de cotas para negros em universidades?

+ Justiça determina paralisação das obras de ciclovias

Durante a fala dos alunos, que começam falando para dar “uma olhadinha na sala” para perceber a grande diferença de cor, a professora os interrompe para dizer que precisa dar aula e a discussão seria mais apropriada em outro momento.

Continua após a publicidade

Diante da insistência dos estudantes, o dono do celular que grava a situação pede ao grupo que “marque um horário para discutir” a questão, em vez de “ficar falando baboseiras”. Ele ainda afirma que basta estudarem para entrar no curso, que eles não precisam “se vitimizar” e que “não se diferencia” dos alunos negros pela cor da pele.

A discussão se intensifica quando uma das integrantes do coletivo que pedia espaço manda um dos presentes “calar a boca quando o oprimido estiver falando”. A partir de então, vários outros presentes negros se pronunciam sobre a questão racial na universidade.

+ Confira as últimas notícias 

O vídeo, que tem 16 minutos, termina com o grupo saindo da sala. O autor da gravação mostra o rosto no final da cena e diz que “a USP já tem cotas” e que isso “vai acabar diminuindo a qualidade do ensino”.

Continua após a publicidade

Procurados, o Núcleo de Consciência Negra da USP e a direção da FEA não se manifestaram até o fechamento desta reportagem.

Veja o vídeo:

//

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.