Seis passeios obrigatórios na Avenida Paulista

Os maiores ícones da via, do Masp à Casa das Rosas

avenida-paulista
A mais paulista das avenidas: 125 anos de história (Foto: Raul Junior)

A Avenida Paulista, a via mais famosa da cidade, comemora em dezembro 125 anos. Inaugurada no ano de 1891, é o coração da capital. De endereço dos barões do café à sede de grandes bancos e empresas, exibe em sua trajetória status de grande importância.

+ 13 lugares que os famosos escolheram para visitar em São Paulo

Para celebrar o aniversário da querida “Paulista”, como é chamada, VEJA SÃO PAULO selecionou seis programas especiais para quem deseja curtir o cartão postal da cidade:

1 – Casa das Rosas

Foto: Heudes Regis
(Foto: Heudes Regis)

O casarão construído no ano de 1935 virou um espaço dedicado a manifestações culturais. Mantém preservado todo o glamour que representava a vida das ricas famílias dos barões de café que moravam na avenida, na época. O centro cultural Casa das Rosas recebe exposições, mas, principalmente, mostras de poesias. Fica aberta das 10 às 22 horas, de terça à sábado, e, aos domingos, das 10 às 18 horas.

2 – Parque Trianon

parque-trianon-cida-souza-jpg
(Foto: Cida Souza)

Com cerca de 48 600 metros quadrados, o Parque Tenente Siqueira Campos (Parque Trianon) é um respiro verde em meio aos “espigões” da Paulista. Trata-se de um pedaço restante da flora original da Mata Atlântica, cheio de cedros-rosa, sapucaias, araribás, guaraiuvas e também espécies exóticas. A Trilha do Fauno, que corta a densa vegetação, tem esse nome devido à escultura de Victor Brecheret e Aretusa de Francisco Leopoldo Silva, que retrata o ser mitológico metade homem, metade cabra.

3 – Caixa Belas Artes

Caixa Belas Artes (foto: divulgação)
(Foto: Divulgação)

O clássico cinema paulistano da década de 60, originalmente chamado de Cine Belas Artes, foi construído em 1967 na esquina da Avenida Paulista com a Rua da Consolação. Depois de muitas reviravoltas, teve a fachada tombada pelo patrimônio histórico estadual. Em 2014, após três anos sem funcionar, foi reaberto como Caixa Belas Artes, em parceria da prefeitura com a Caixa Econômica Federal.

4 – Conjunto Nacional

Foto: Daniel Cymbalista
(Foto: Daniel Cymbalista)

Idealizado pelo arquiteto David Libeskind,  o Conjunto Nacional foi um dos primeiros edifícios modernos multifuncionais da cidade. Inaugurado em 1958, o prédio viu o esplendor ir por água abaixo ao sofrer com um incêndio de grandes proporções em 1978, que destruiu parte da fachada. Na metade da década de 70, após a aquisição do edifício pela imobiliária Savoy, o local foi recuperado. Abriga hoje dezenas de lojas, incluindo a tradicional Livraria Cultura, além de restaurantes e salas de cinema.

+ Dez apresentadores de TV que viraram youtubers

5 – Reserva Cultural

Prédio da Fundação Cásper Líbero (Foto: Divulgação)
Prédio da Fundação Cásper Líbero (Foto: Divulgação)

O complexo cultural que ocupou o lugar do antigo Cine Gazetinha, no térreo do prédio da Fundação Cásper Líbero, possui salas de cinema, opções gastronômicas, livraria e espaço para eventos. Filmes nacionais e estrangeiros cult ocupam as salas de cinema de estilo clássico do Reserva Cultural.

6 – Masp

Foto: Barbara Aguiar
(Foto: Barbara Aguiar)

Com cerca de 8 000 obras em seu acervo, o Masp reúne a maior coleção de arte europeia fora do continente e dos Estados Unidos. Quadros dos maiores nomes da pintura mundial, como Van Gogh, Renoir, Monet, e Picasso, encantam os visitantes, além de obras de artistas nacionais, a exemplo de Portinari e Anita Malfatti. Sem dúvidas, o museu mais importante da América Latina não pode ficar de fora da sua lista de passeios.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s