Continua após publicidade

Resposta inicial do organismo à Covid-19 pode prever casos graves, diz estudo

Pesquisa de universidades americanas, que contou com participação de brasileiros, identificou padrões nas reações do sistema imunológico à doença

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 28 jul 2020, 20h48 - Publicado em 28 jul 2020, 20h44
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um estudo publicado na segunda-feira (27) na revista científica Nature afirma que a resposta inicial do sistema imunológico à Covid-19 pode ajudar a identificar quem terá casos graves da doença. A pesquisa é de especialistas das universidades de Yale e de Rockefeller, nos Estados Unidos.

    Publicidade

    Eles observaram 113 pacientes internados no hospital Yale New Haven, acompanhando a resposta do sistema imunológico ao longo das internações por meio de exames de sangue. De acordo com o estudo, uma reação mais agressiva do corpo no início da doença por prever uma manifestação mais grave da doença no futuro. A pesquisa teve a participação de dois brasileiros: Caroline Lucas, de Yale, e Tiago Castro, da Rockefeller.

    Publicidade

    Em casos com sintomas moderados foram observadas respostas decrescentes do sistema imunológico, com queda da carga viral. Casos graves não tiveram essa queda na carga viral e nem queda na reação do sistema imunológico: esses parâmetros permitiram identificar quais pacientes teriam quadros severos.

    “O desenvolvimento de um caso mais grave da doença não está só relacionado à carga viral (quantidade de vírus no corpo), mas a uma disfunção da resposta imune”, explica Carolina Lucas, em entrevista ao G1. “[A partir do novo dia após a infeção] a análise de sangue de determinados marcadores [imunológicos] seria suficiente para conseguir prever se o paciente vai desenvolver um quadro clínico mais severo ou se vai começar a melhorar”, explicou. Com essa previsão os médicos poderiam incluir no tratamento remédios que ajudassem a moderar a resposta do sistema imunológico nos casos em que a reação é desproporcional.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.