Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Reinfecções por Covid-19 são investigadas no Hospital das Clínicas em SP

Hipótese ainda não foi comprovada por cientistas

Por Redação VEJA São Paulo 18 jul 2020, 18h28

Possíveis casos de reinfecção pela Covid-19 estão sendo investigados no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Apesar de ser apenas uma hipótese, há pacientes que alegaram testarem positivo pela segunda vez, depois de já terem se recuperado do vírus.

+ Assine a Vejinha a partir de 6,90

O HC também estuda a possibilidade dos testes positivos da tal reinfecção serem, na verdade, fragmentos inativos do coronavírus que permanecem no corpo dos pacientes ou uma virose causada por outro tipo de vírus. “Os sintomas e testes positivos em dois períodos diferentes poderiam ser explicados por: outra virose por um vírus diferente, que causaria confusão porque haveria ainda fragmentos inativos que permaneceram no corpo do paciente; pela longa permanência do vírus no corpo, com período de inatividade; pela reinfecção, hipótese ainda pouco provável por não ter sido constatada em nenhum outro caso registrado pela literatura médica internacional”, explicou a instituição em nota.

Os pacientes estão sendo acompanhados pelo HC e serão testados para outros vírus.

Pesquisadores da universidade britânica King’s College acompanharam mais de 90 pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus ao longo de três meses e perceberam que os anticorpos cairam drasticamento ao final do estudo. Por conta disso, a pesquisa sugere que a reinfecção é possível.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade