Continua após publicidade

Prefeito assegura uso de máscaras até análise de estudo no dia 10

Ricardo Nunes, que mantém a obrigatoriedade por recomendação da Secretaria de Saúde, irá analisar dados apresentados pela pasta para decidir flexibilização

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 Maio 2024, 19h20 - Publicado em 28 out 2021, 12h26
Imagem mostra garoto colocando a máscara facial de proteção
 (Kobby Mendez/Reprodução)
Continua após publicidade

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), disse nesta quarta-feira (27) que a Secretaria de Saúde irá apresentar a ele um novo estudo sobre o uso de máscaras no dia 10 de novembro. Enquanto isso, por recomendação da pasta, a capital segue com o uso obrigatório das máscaras, fundamentais contra a disseminação do coronavírus e para o controle de casos de Covid-19 na população. Rio de Janeiro e Distrito Federal estão flexibilizando o uso do item.

“A Secretaria da Saúde me orientou a não fazer a liberação do uso da máscara. Como eu sigo a Saúde, não liberamos, e no dia 10 de novembro, a Secretaria da Saúde apresenta um novo estudo, com o monitoramento de outras pessoas, pra gente poder tomar uma decisão. Por enquanto, na cidade de São Paulo, por conta do estudo científico, permanece a obrigatoriedade do uso da máscara”, disse o prefeito, em entrevista à Globonews.

O estudo científico ao qual o prefeito se refere foi solicitado à Secretaria da Saúde quando cidades ao redor do mundo começaram a liberar o uso de máscaras. Segundo a pesquisa, feita com 15.611 pessoas, 42,6% das pessoas se contaminaram dentro de suas residências e a taxa de transmissão era baixa. Por isso, para manter os números baixos, a recomendação da Saúde foi a de manter o uso das máscaras.

Entretanto, com cerca de 92,6% da população acima de 18 anos totalmente imunizada na cidade, de acordo com dados da prefeitura, a gestão Nunes chegou a anunciar que a utilização de máscaras em ambientes externos na capital seria desobrigada a partir da segunda quinzena de outubro, mas, diante da repercussão, recuou.

O prefeito ainda disse que está usando drones para monitorar o uso de máscaras pela cidade. “Hoje, se você passar lá na [rua] 25 de Março, vai ter um ou outro sem máscara”, afirmou.

Continua após a publicidade

+Assine a Vejinha a partir de 12,90.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.