Postos de saúde abrirão neste sábado (19) para o Dia “D” contra sarampo

Crianças de 6 meses a 5 anos são o público-alvo da campanha

Aproveite este sábado (19) para levar seus filhos para se vacinarem contra o sarampo. A campanha é voltada para crianças de 6 meses a 5 anos, faixa etária mais vulnerável, que ainda não foram imunizadas. A doença é contagiosa e pode ser mortal. Até o dia 9 deste mês, 12 pessoas morreram da doença e 6.861 casos foram confirmados laboratorialmente no Estado de São Paulo.

Durante o sábado, 4,3 mil postos de saúde funcionarão das 8h às 17h em SP. A iniciativa faz parte da primeira fase da campanha do Ministério da Saúde, iniciada no dia 7 de outubro e que irá até 25 deste mês. Desde o dia do lançamento, o Estado vacinou 17,7 mil crianças e tem a meta de imunizar 2,2 milhões.

“A tríplice viral protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Mantê-la em dia é a melhor forma de prevenção e, por isso, convocamos as mães, pais, familiares e responsáveis para levarem os pequenos aos postos durante esta campanha”, afirma o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann, em nota.

Os pais ou responsáveis devem levar a carteirinha de vacinação da criança, para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose. Para as que têm alergia à proteína lactoalbumina, presente no leite de vaca, haverá vacinas sem o componente.

Crianças com menos de 6 meses não devem tomar a dose. A recomendação do Estado é evitar aglomerações e ambientes sem ventilação e manter uma higienização adequada no bebê. Além de ficar atento aos sintomas de sarampo, como manchas vermelhas, febre e coriza.

Uma segunda campanha de vacinação será realizada para os adultos que querem ser vacinados. Entre os dias 18 e 30 de novembro, jovens de 20 a 29 anos poderão receber a dose da vacina.

+ OUÇA O PODCAST Jornalda da Calma: Mariana Ferrão conversa sobre depressão e mudança de carreira

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s