Continua após publicidade

SP detecta duas novas subvariantes da Ômicron pela 1ª vez no Brasil

As sublinhagens XBB.1 e CK.2.1.1. foram identificadas na capital e em Ribeirão Preto; uma delas pode trazer maior risco de reinfecção, segundo a OMS

Por Hyndara Freitas
Atualizado em 17 nov 2022, 19h34 - Publicado em 17 nov 2022, 19h33

Duas novas subvariantes do coronavírus que só haviam sido detectadas no exterior foram identificadas pela primeira vez no Brasil, nas cidades de São Paulo e Ribeirão Preto. A análise genômica foi feita pela Rede de Alerta das Variantes do SARS-CoV, coordenada pelo Instituto Butantan, que detectou as variantes XBB.1 e CK.2.1.1, duas novas sublinhagens da variante Ômicron.

A informação foi divulgada nesta quinta-feira (17), mas se referem a exames coletados entre em outubro. Até então, nenhuma das duas cepas havia sido notificada no país.

+ Capital começa a vacinar crianças de 6 meses a 3 anos com comorbidades

De acordo com o instituto, a amostra de XBB.1 foi encontrada na cidade de São Paulo, e se trata de uma combinação entre as sublinhagens BA.2.10.1 e BA.2.75. Ela já foi detectada em outros 35 países. Informações da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que ela pode trazer um risco maior de reinfecção quando comparada a outras cepas derivadas da Ômicron.

Continua após a publicidade

Já em Ribeirão Preto foi identificada uma amostra de CK.2.1.1, uma sublinhagem que só foi identificada 342 no mundo inteiro, em países como Alemanha, Estados Unidos, Dinamarca, Áustria e Espanha. Representantes da Rede de Vigilância Genômica do Instituto Butantan afirmam, porém, que ainda é cedo para afirmar qual é a gravidade das novas mutações, que ainda são alvos de estudos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.