Continua após publicidade

Pesquisa diz que frascos da CoronaVac renderam menos que o esperado em SP

Segundo Conselho de Secretários Municipais de Saúde, falta de padronização nas seringas e agulhas impactam no desperdício da vacina

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 Maio 2024, 20h14 - Publicado em 18 Maio 2021, 16h48
Imagem exibe mulher com frasco da vacina CoronaVac, colocando o líquido em uma seringa de vacinação
Enfermeira conduzindo vacinação da Coronavac (Governo de SP/Divulgação)
Continua após publicidade

De acordo com um levantamento feito pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP), frascos da vacina CoronaVac não estão rendendo o esperado. A nota foi publicada nesta segunda-feira (17). 

A pesquisa destaca que 44,4% dos 328 frascos analisados não chegaram ao rendimento de 10 doses, o que é preconizado pelo Instituto Butantan, fabricante e distribuidor do imunizante. A análise foi feita nos municípios de Araçatuba, Araraquara, Cravinhos, Descalvado, Francisco Morato, Franco da Rocha, Mogi Mirim, Santana do Parnaíba e Votorantim.

Em março deste ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o laboratório brasileiro a diminuir o volume dos frascos multidoses de 6,2 ml para 5,7 ml, quantidade ainda suficiente para 10 doses com uma pequena sobra de 0,2 ml. 

No entanto, segundo o Cosems, as seringas e agulhas utilizadas pelos serviços de saúde não seguem o melhor padrão para administrar o controle da vacina. Algumas seringas possuem espessura de 3 ml, o que causa maior imprecisão na hora aplicação do que as com espessuras de valores inferiores. 

Entre as alternativas para solucionar o problema, segundo a entidade, uma delas seria padronizar todas as seringas para o modelo de 1 ml, em que há o menor desperdício, ou envasar 5,9 ml da CoronaVac por frasco, dando maior margem para garantir o rendimento previsto. 

Continua após a publicidade

+Assine a Vejinha a partir de 8,90

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.