Continua após publicidade

135 infectados morreram à espera de leito de UTI para Covid em SP

Jovem de 25 anos sem comorbidades e garoto de 3 anos estão entre as vítimas

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
20 mar 2021, 10h30
Imagem mostra UTI do Hospital das Clínicas, onde um paciente está deitado na maca e um grupo de profissionais da saúde trocam informações
Afastamentos de servidores da Saúde: quase 300 dispensas em um dia (Alexandre Battibugli/Veja SP)
Continua após publicidade

Até a última sexta-feira (19), ao menos 135 contaminados pelo coronavírus morreram à espera de um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no estado de São Paulo. Municípios de Franco da Rocha e Taboão da Serra, na Grande São Paulo, registram 15 mortes cada um, maior número até o momento. O levantamento é do G1, da TV Globo e da GloboNews.

De acordo com a Secretaria da Saúde, os pacientes aguardavam uma vaga no sistema de regulação de transferências, mas não resistiram. Um menino de três anos e uma jovem de 25, sem comorbidades, estão entre as vítimas.

A quantidade de pessoas na fila de espera mais do que dobrou em uma semana. No dia 11 deste mês, foram registradas ao menos 44 casos em 15 cidades. Ontem (19), o número passou para 104 em 18 municípios.

Os últimos índices indicam que a ocupação geral de leitos de UTI nas redes pública e privada está em 91,4% no estado e em 91,6% na Grande São Paulo.

“O governo de SP tem investido na ampliação de leitos e somente neste mês anunciou a abertura de mais de 1 mil leitos e 12 hospitais de campanha. Até abril, o estado terá mais de 9,2 mil leitos de UTI, contra 3,5 mil antes da pandemia. Ainda assim, é importante que a população respeite a Fase Emergencial do Plano São Paulo, use máscaras, respeite o distanciamento social e fique em casa”, diz a Secretaria da Saúde em nota.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.