Por Dentro da Bienal: já ouviu falar da rota do tabaco?
O brasiliense Dalton Paula viajou para Goiás, Recôncavo Baiano e Cuba para entender como funciona a atividade econômica que envolve o produto
Quer entender melhor as obras da 32ª Bienal de São Paulo? A VEJA SÃO PAULO fez uma série de entrevistas com alguns dos artistas participantes para que você fique por dentro da criação e produção de algumas obras emblemáticas.
Neste terceiro capítulo, o brasiliense Dalton Paula fala da obra Rota do Tabaco, produzida a partir de suas viagens realizadas para Piracanjuba, em Goiás, Cachoeira, no Recôncavo Baiano e Havana, em Cuba. Paula produziu dezenas de pratos de cerâmica com pinturas a partir de cenas que presenciou, além livros ou fotos antigas.
+ Por Dentro da Bienal: entenda a obra em forma de restaurante
Durante anos, o artista de 34 anos foi bombeiro de profissão e artista aos finais de semana. Nos últimos quatro anos, porém, a demanda por exposições tem sido cada vez maior, assim como sua vontade de se dedicar totalmente à arte. Questões raciais aparecem frequentemente nos trabalhos do brasiliense. Nessa série, também estão evidentes temáticas como a cultura afro-brasileira, seus legados medicinais e espirituais e a precariedade do trabalho.