Continua após publicidade

Diletto apaga história fictícia sobre sua fundação

Após polêmica, marca decidiu retirar de seu site e de seus produtos narrativa sobre Vittorio Scabin, "avô" de um dos sócios

Por Veja São Paulo
Atualizado em 5 dez 2016, 12h53 - Publicado em 15 jan 2015, 15h13
Diletto - sorvete sem açúcar
Diletto - sorvete sem açúcar (Divulgação/)
Continua após publicidade

Os sócios Leandro Scabin e Fábio Meneghini não viram problemas quando elaboraram a história que serviria de gênese para a marca de sorvetes Diletto. A narrativa contava a trajetória de Vittorio Scabin, avô de Leandro, que teria criado os primeiros sorvetes da marca em 1922, na Itália, combinando neve e frutas frescas. Com o início da Segunda Guerra e sem perspectiva de continuar naquele país, ele teria migrado para o Brasil. Oitenta anos depois, caberia ao neto a tarefa de refundar a tradicional empresa.

Onde tomar paletas mexicanas

Uma reportagem de EXAME, editada pelo Grupo Abril, no entanto, revelou que a história de Vovô Vittorio não era bem aquela. O texto integrava uma estratégia de storytelling, tática usada por publicitários que consiste em criar narrativas para atrair o interesse do público e promover uma marca.  

“Contar uma história por trás de uma marca é uma técnica que sempre existiu. Empresas desenvolvem narrativas, ficcionais ou não”, diz o diretor de criação da agência DM9, Fábio Brandão. “A questão é que o consumidor precisa saber até onde vai a veracidade dessa história. Hoje é muito difícil fazer com que um fato fictício contado como real fique escondido por muito tempo.” Em entrevista a VEJA SÃO PAULO, Fábio Meneghini, um dos sócios, disse que tática foi “licença poética”

Continua após a publicidade

Após a publicação da reportagem, uma consumidora registrou queixa no Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária). O órgão sugeriu que a Diletto retirasse a campanha de circulação. Mesmo sem abrangência jurídica, a recomendação do foi acatada. No fim do ano, a seção “Nossa História” no site da marca saiu do ar. 

VEJA COMER & BEBER São Paulo 2014: sorvetes

Com uma linguagem visual retrô e utilizando-se da imagem do avô para alinhar a marca com o passado, a Diletto foi lançada em 2008 e emplacou. No ano seguinte, contava com 400 pontos de venda em todo o país. Com o slogan La felicità è un gelato (a felicidade é um sorvete, em italiano) e a presença de Jorge Paulo Lemann entre os acionistas, a marca chegou aos 30 milhões de reais de faturamento em 2012.

Continua após a publicidade

 

A assessoria de imprensa da Diletto divulgou nota para esclarecer o caso. “O personagem Vittorio, fundador da Diletto, é alterego do Sr. Antonio, avô de nosso sócio. Como representado por nosso personagem, o verdadeiro nonno foi um imigrante de origem italiana proveniente do vilarejo de Sappada, na região do Vêneto, uma região famosa na Itália por utilizar a neve dos Alpes no processo de fabricação artesanal de gelato. Contamos essa história e a tangibilizamos através de slogan e imagens de cunho publicitário.”

+ Confira as últimas notícias

Mesmo com a trajetória similar à do personagem inventado pela Diletto, Antonio nunca teria produzido qualquer sorvete. Além de retirar a história do site e das embalagens dos produtos, a Dilleto também deixará de lado a figura do Vovô Vittorio nos sorvetes e passará a adotar somente o desenho do urso polar, usado desde o  lançamento da marca.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.