Contra nova onda de ocupações em escolas em SP, polícia detém alunos
Estudantes que invadiram uma escola estadual na Zona Norte para protestar foram levados à delegacia
Durou menos de 24 horas a ocupação da Escola Estadual Silvio Xavier Antunes, no bairro do Piqueri, Zona Norte de São Paulo. Após terem entrado no local às 22 horas desta segunda-feira (24), os alunos maiores de idade e quatro adolescentes foram detidos, retirados, segundo a Polícia Militar, “sem uso de força”, e levados até o 87° Distrito Policial para registro da ocorrência.
+Chuvas desalojam 680 pessoas em Francisco Morato
O grupo protestava contra medidas do governo federal na área da Educação, como a medida provisória que altera o formato do ensino médio e a PEC 241, com previsão de restrição de gastos. Pela manhã, uma viatura da PM acompanhava o ato na Rua José da Silva Martha, tentando dialogar com os jovens. Segundo a corporação, à tarde um cadeado foi rompido e os estudantes levados à delegacia.
“A PM foi muito truculenta. Eles disseram que, se fosse na ditadura, nós seríamos espancados e fuzilados”, disse a estudante Débora de Santana Guedes, de 19 anos. A corporação tem atuado rápido nesses casos para evitar que os protestos se alonguem por mais de 24 horas. Uma escola havia sido desocupada de forma similar na segunda-feira em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo.
No interior, quarenta estudantes ocuparam o prédio do Instituto Federal de São Paulo, em Avaré. Em Piracicaba, a Escola Estadual Pedro Moraes Cavalcanti foi ocupada por alunos do ensino médio.