Vila Itororó inaugura programação de ocupações artísticas
Agenda aberta ao público é grátis e será comandada por dez grupos diferentes até o final do ano

Por trás dos tapumes da Rua Pedroso, 238, na Bela Vista, o canteiro aberto da Vila Itororó funciona a todo vapor. Além do restauro do conjunto residencial, o local vem sendo ocupado com oficinas de arte, dança, cinema, circo, festivais culturais e festas. Nesta quarta (15) será inaugurado o projeto de ocupação Casa Goethe na Vila: dez grupos foram escolhidos para ministrar mensalmente a agenda da Casa 8, que deve nortear a programação deste ano no local. E o melhor: é tudo grátis.

O primeiro mês ficará sob o comando do grupo Casa Mestre Ananias, focado em tradições populares afro-brasileiras. Oficinas de capoeira, teatro, dança e artes serão ministradas duas vezes por semana. Aos sábados (18 de fevereiro e 4 e 11 de março), entre 13h e 16h, acontecerá uma roda de samba.
Até o final do ano, dez grupos diferentes ficam responsáveis pela casa. A partir da segunda quinzena de março, o Home Lab será voltado para o rap e o grafite. Em julho, o projeto Intra-Cos gira em torno da cultura do cosplay e, em setembro, a Fire-kitchen deve propor oficinas de cozinha com panelas de barro e forno a lenha.

Quem quiser ainda fazer um tour completo pelo canteiro aberto pode participar das visitas guiadas, que acontecem as quintas e sextas, às 16h. Elas devem ser feitas com capacete e sapato fechado – afinal, o conjunto está em obras. Para consultar a programação completa e fazer sua inscrição, visite o site do local ou página do Facebook.