Continua após publicidade

Teatro Santa Cruz abre as portas dentro de shopping na Vila Mariana

Espaço cultural é aposta para a criação de polo de lazer e entretenimento; unidade em shopping no Tatuapé também foi renovada

Por Mattheus Goto
22 set 2023, 06h00

A cidade está prestes a ganhar um novo endereço em seu roteiro cultural. Abre as portas, no próximo dia 5, o Teatro Santa Cruz, no último piso do shopping homônimo, localizado na Vila Mariana, Zona Sul. Com uma área total de 1 200 metros quadrados e capacidade para 250 pessoas, o espaço chega com a intenção de atender a um público amplo por meio de uma programação diversificada, que vai de espetáculos infantis até comédias e musicais.

+ Casa das Rosas se prepara para a reabertura após dois anos de reforma

Na noite de inauguração, o palco recebe o comediante Oscar Filho para o show Alto-Biografia Não Autorizada. A programação oficial começa no dia seguinte, com sete produções por semana, incluindo uma performance do maestro Rogerio Martins, conhecido como cover de Elton John, a peça O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, e espetáculos infantis como A Pequena Sereia e Encanto. O teatro também oferecerá um curso livre de artes cênicas, em parceria com o CPA – Centro de Pesquisa em Artes, com a possibilidade de obtenção do registro profissional (DRT).

“A ideia é atrair casais, famílias e solteiros que frequentam o shopping”, afirma Sérgio Tadeu, produtor cultural e sócio da Atena Entretenimento, empresa responsável pela administração do local. Outro projeto é uma série de shows de piano, para criar uma “plateia cativa, de faixa etária maior”, ele explica. Para além do público da região, o espaço espera se beneficiar da localização, conectada à estação de metrô Santa Cruz, que é o ponto de encontro das linhas 1-Azul e 5-Lilás.

Visão da plateia do Teatro Santa Cruz
Visão da plateia do Teatro Santa Cruz (Shopping Santa Cruz Marketing/Divulgação)

“Queremos atrair pessoas de outras zonas e criar um polo de entretenimento e lazer”, diz Bruna Chiachio, superintendente do Shopping Santa Cruz, que pertence ao Grupo ALLOS. Além do cinema — que recebe cerca de 800 000 pessoas por ano —, o centro de compras tem uma arena gamer.

Continua após a publicidade

O projeto do teatro existe desde a concepção do shopping, em 2001, mas acabou dando espaço às telonas. Em meados de 2022, com a retomada do setor cultural, a administração percebeu que era um mo mento oportuno para tirá-lo do papel. O espaço era antes destinado a duas salas de cinema.

Da esquerda para a direita, Sérgio Tadeu, Ivan Humberto Carratu e Bruna Chiachio
Da esquerda para a direita, Sérgio Tadeu, Ivan Humberto Carratu e Bruna Chiachio (Shopping Santa Cruz Marketing/Divulgação)

Além do palco e da plateia, há uma área de backstage com camarins, depósito e um salão de mais de 200 metros quadrados que poderá ser alugado para ensaios de grandes espetáculos, companhias de teatro e escolas de dança. “Vai ser disputado”, aposta Ivan Humberto Carratu, outro sócio da Atena Entretenimento. Ali ainda será montado, futuramente, um estúdio de gravação de podcasts e projetos relacionados à agenda do teatro.

Mais do que uma reinauguração

Teatro no Shopping Metrô Tatuapé ganha projeto mais abrangente
Teatro no Shopping Metrô Tatuapé ganha projeto mais abrangente (Complexo Tatuapé Marketing/Divulgação)

Em mais um reforço ao setor cultural, o Novo Teatro Metrô Tatuapé será inaugurado na quinta-feira (28) no shopping homônimo, no Tatuapé, Zona Leste. A sala levará em seu nome uma homenagem à atriz Léa Garcia, morta em agosto. O espaço com 200 lugares foi inaugurado originalmente em setembro de 2017, com o único intuito de oferecer apresentações para as crianças, e ficou conhecido como Teatro de Bonecos Dr. Botica — o que explica os assentos coloridos. Em junho, ele foi fechado para a reformulação do projeto.

Continua após a publicidade

A nova programação terá peças como as comédias A Noite dos Palhaços Mudos (que rendeu a Fernando Sampaio e Domingos Montagner o Prêmio Shell de Melhor Ator em 2008) e A Gaiola das Princesas, Os Miseráveis – De Victor Hugo, shows de stand-up e espetáculos infantis. Haverá também cursos de formação em teatro para diversas faixas etárias e níveis de conhecimento, com bolsas integrais e parciais. Para acompanhar a nova rotina, com pelo menos um espetáculo por dia, houve na estrutura física uma reconstrução do backstage.

Palco do antigo teatro de bonecos no Tatuapé, voltado para crianças, foi mantido no novo projeto, que espera levar ao espaço do público infantil ao adulto
Palco do antigo teatro de bonecos no Tatuapé, voltado para crianças, foi mantido no novo projeto, que espera levar ao espaço do público infantil ao adulto (Complexo Tatuapé Marketing/Divulgação)

“O teatro vem para consolidar a programação que já oferecemos no complexo”, explica Karen Cruz, gerente de marketing do Complexo Tatuapé. “O shopping tem um público que vai das crianças à terceira idade”, diz Gabriel Catellani, idealizador da Construção Teatral, administradora do espaço. “Ter um teatro ali dentro não é só espalhar a arte, é formar um polo comercialmente sustentável”, acrescenta.

Publicado em VEJA São Paulo de 22 de setembro de 2023, edição nº 2860

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.