Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Sandrão: “A ficha não caiu ao me ver no espelho caracterizada”, conta atriz de “Tremembé”

Em entrevista à Vejinha, Letícia Rodrigues destacou os maiores desafios do papel

Por Livia Uchoa
Atualizado em 31 out 2025, 18h33 - Publicado em 31 out 2025, 18h29
Letícia Rodrigues como Sandrão em 'Tremembé'
Letícia Rodrigues como Sandrão em 'Tremembé' (Prime Video/Divulgação)
Continua após publicidade

Na nova produção de true crime brasileira da Prime Vídeo, Tremembé, a atriz Letícia Rodrigues faz o papel da chefe do complexo penitenciário: Sandra Regina, mais conhecida como Sandrão

“Eu me considero muito diferente dela. Sou uma pessoa extremamente doce, gentil, e precisei me afastar dessas características para poder abrir espaço para essa construção. A violência, a raiva, a brutalidade dessa feminilidade foi, certamente, o maior desafio”, conta Letícia em entrevista à Vejinha.

Na trama, a personagem é retratada como líder na dinâmica de poder da prisão, com Elize Matsunaga (interpretada por Carol Garcia) como primeira dama. Essa relação é abalada com a chegada de Suzane von Richthofen (Marina Ruy Barbosa) ao complexo penitenciário. “Foi mais sobre assumir e aceitar esse papel do que fabricar uma liderança à base da força. É sentar na cadeira, ou banco, que lhe cabia. E em Tremembé, Sandrão consegue caminhar e monitorar tudo como quer.”

Ela conta que a cena mais intensa é a do primeiro episódio, quando a personagem briga com a Agente de Segurança Penitenciária. O take envolve diferentes planos, figurantes e muita ação. “Me lembro de que quando Vera [diretora da série] chamou ‘corta’ e nosso 1º assistente de direção, Von, gritou ‘valeu cena’. Estávamos todos eufóricos, gritando de emoção por termos vivido aquilo. Foi o ápice da minha carreira e sonho”, relembra.

Letícia Rodrigues caracterizada como Sandrão
“Acredito que essa história pode dar ao público histórias sobre o quão complexas e esféricas podem ser as pessoas”, declara (@famosatriz/Instagram)
Continua após a publicidade

“O que eu gostaria que as pessoas vissem é como o Brasil é bom nessa arte de fazer audiovisual, como temos excelentes técnicos, artistas, trabalhadores que dão um duro danado para entregar o melhor produto e conteúdo para o público brasileiro. Não precisamos exportar tanto, precisamos de mais incentivo e oportunidade.”

Inspirada no livro homônimo de Ullisses Campbell, a série aborda o Complexo Penitenciário de Tremembé, conhecido como “a prisão das estrelas”. Localizado no interior de São Paulo, ele teve entre seus detentos nomes como Suzane, Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá. Todos os episódios já estão disponíveis na plataforma da Prime Vídeo. 

Construção da personagem

“Confesso que a ficha não caiu ao me ver no espelho caracterizada. Tivemos duas diárias de teste com tudo. Foi ali, a partir do olhar da equipe e do elenco para o meu corpo que passei a enxergá-la também. Eu me sentia um pouco como um ventríloquo”, conta a atriz.

Continua após a publicidade
Letícia Rodrigues como Sandrão
A caracterização da personagem é um dos destaques da produção (@famosatriz/Instagram)

Durante o processo de preparação para o papel, Letícia fez aulas de corte e costura. “Lembro, inclusive, que a querida Goretti que nos treinou dizia que eu era ruim mesmo de corte, era melhor eu ficar na manutenção (risos) e a Sandrão é uma personagem que dentro de Tremembé era responsável pela manutenção. Ou seja, já era um caminho se abrindo para essa existência”, conta. 

Além das aulas e roteiro, ela utilizou reportagens, entrevistas televisionadas e autos do processo como ponto de partida. “A personagem é baseada apenas na Sandra Regina, mas eu me inspirei em muitas interpretações que eu considero clássicas e que me ajudaram a compor desde grandes traços desse perfil até sutilezas.”

Continua após a publicidade

Entre os exemplos citados por Letícia estão: o volume da voz do Don Corleone (Poderoso Chefão); a construção visual e física de Monster Desejo Assassino; Orange Is The New Black; e Monstros Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais.

Quem é Sandra Regina?

Sandra e suzane selfie
(Reprodução/Reprodução)

Transferida em 2011 para Tremembé, Sandrão foi condenada a 27 anos de prisão, em 2003. Ela foi uma das sequestradoras de Talisson Vinicius da Silva Castro, de 14 anos. O jovem era seu vizinho em Mogi das Cruzes, cidade na Grande São Paulo. 

Segundo reportagens da época, o pedido de resgate à família chegou a R$40 000, mas acabou reduzido para R$3 000. Mesmo com o pagamento feito, Talisson foi morto com um tiro na cabeça e deixado em um terreno baldio. Sandrão tinha 21 anos e ficou conhecida como “Galega” pelo seu cabelo loiro. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do SP

A partir de 32,90/mês