Continua após publicidade

Sabedoria do coração

Roberta Moreira Lima, instrutora do Instituto HeartMath no Brasil, fala sobre como acessar o caminho da intuição e conquistar resiliência

Por Helena Galante Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 9 dez 2019, 01h10 - Publicado em 9 dez 2019, 00h10
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Já reparou num detalhe curioso? Quando a gente fala “eu”, coloca a mão no coração, não na cabeça. Quem chama a atenção para esse fato é Roberta Moreira Lima, convidada do episódio #26 do podcast Jornada da Calma. No papo com Helena Galante, Roberta fala sobre o HeartMath, instituto que surgiu há 25 anos na Califórnia para estudar o coração – e descobriu muito mais do que um órgão para bombear sangue. “O coração e o cérebro se comunicam o tempo todo, mas 80% dessa comunicação parte do coração para o cérebro, não ao contrário”, afirma.

    Publicidade

    “Descobrimos que emoções como amor, paz e compaixão promovem um modo coerente de batimento do nosso coração, enquanto ansiedade, ressentimento e amargura, por exemplo, causam incoerência na variabilidade cardíaca.” Ela explica como é possível treinar resiliência e fortalecer emoções regeneradoras e desistir de emoções que drenam as nossas energias. “Às vezes, fico um pouco tensa no trânsito, com muitas buzinas. Mas nesse momento, é possível decidir: que trilha sonora vou colocar para tocar ali?”, lembra. “O coração é o caminho da intuição e é possível praticar técnicas para aprender a acessá-lo.”

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.