Praia do Guarujá ganha Bandeira Azul, selo internacional de qualidade
Tombo é a mais certificada da América do Sul; outras 49 praias brasileiras receberam a certificação

A Praia do Tombo, no Guarujá, litoral de São Paulo, recebeu o selo internacional Bandeira Azul pela 16ª vez consecutiva, mantendo o título de praia mais certificada da América do Sul. O selo, operado pela ONG dinamarquesa Foundation for Environmental Education (FEE), é uma das certificações de qualidade de praias e marinas com maior reconhecimento internacional.
A Bandeira Azul qualifica destinos turísticos comprometidos com a preservação ambiental, segurança, qualidade da água, infraestrutura e educação ambiental. Para conquistá-la, os destinos precisam atender a 38 critérios rigorosos de gestão ambiental, segurança, acessibilidade e educação para a sustentabilidade.
Na temporada 2025/2026, o Brasil atingiu a marca de cinquenta praias e dez marinas certificadas. A Praia do Tombo é a única praia do Estado de São Paulo na lista.
“Temos um compromisso com a preservação ambiental e com o desenvolvimento sustentável do turismo em Guarujá. É uma honra para o município sediar a cerimônia nacional de entrega da Bandeira Azul, coroando um trabalho sério e contínuo em prol da nossa Cidade”, afirmou o prefeito de Guarujá, Farid Madi.
O município do Guarujá também sediará a cerimônia nacional de entrega da Bandeira Azul, evento fechado que será realizado em 31 de outubro, no Iate Clube de Santos do Guarujá.
A Praia do Tombo
Com 856 metros de extensão, a praia é conhecida por suas ondas fortes e constantes, o que a torna um dos principais pontos para a prática do surfe, palco de campeonatos nacionais e internacionais da modalidade. Com cerca de 1000 visitantes por dia, conta com um Núcleo de Informações e Educação Ambiental.