Continua após publicidade

Plantas e revestimentos coloridos são boas opções para o banheiro

Banheiros e lavabos ganham mais atenção com hábitos de higiene intensificados pela quarentena

Por Helena Galante Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 3 jul 2020, 14h04 - Publicado em 3 jul 2020, 06h00

Chegar do mercado, lavar as mãos. Antes de colocar a máscara, lavar as mãos. Depois, idem. A intensificação dos hábitos de higiene fez com que os banheiros ganhassem mais atenção. “Antes, muitas pessoas evitavam ter o lavabo logo na entrada. agora, faz total sentido colocá-lo ali, perto de uma sapateira, para já tirar os calçados”, afirma o arquiteto Bruno Moraes. Para apartamentos pequenos, além de esque ampliam o ambiente, ele investe na iluminação e nos revestimentos pouco tradicionais. “As pessoas querem fugir dos azulejos brancos”, diz o arquiteto Renato Andrade. Junto com Erika Mello, eles transformaram o banheiro de um apartamento na Alameda Lorena num espaço cheio de verde. “O pedido era por uma carinha de spa e um jardim interno. Optamos por montá-lo dentro do boxe, para incluir um sistema de irrigação automatizado”, afirma Andrade.

+Assine a Vejinha a partir de 6,90

Mesmo quem não busca investir num projeto profissional completo encontra boas inspirações para fazer mudanças sozinho. A youtuber Maddu Magalhães transformou um cômodo antigo pintando do chão ao teto, incluindo todas as ferragens, de rosa. “Em menos de uma semana estava pronto. Para deixar mais moderno, coloquei as luminárias neon retas. Mas dá para encontrar versões similares de LED mais baratas”, conta Maddu. Depois de ver outros banheiros rosa na internet, Camila Morais Silva também se aventurou por conta própria. Escolheu a tonalidade só para o boxe e se arriscou a fazer quadrinhos e transformar uma saladeira em cuba. “Eu e meu marido ficávamos até de madrugada pintando os metais com tinta spray. O mais difícil foi esperar secar o chão”, lembra Camila. Na contramão dos grandes investimentos, Ana Paula Passarelli, a Passa, estreou no ano passado no seu canal no YouTube a série Casa Minimalista. “Com a maternidade, percebi que tudo que as pessoas diziam que era preciso basicamente não era. Não queria ficar entulhando coisas desnecessárias”, compartilha. “A busca pelos gastos essenciais, por tirar o que não é necessário, me levou a um apartamento menor.” Para transformar os ambientes, ela investe em pequenos toques, como pingar algumas gotinhas de óleo de lavanda na hora do banho ou pendurar um ramo de eucalipto no chuveiro. “Não precisa mobiliar o seu banheiro todo para que ele seja um lugar legal. Com o vapor, o cheirinho da planta já muda a sensação.”

MUITO VERDE

O sonho de um jardim interno foi realizado pelos arquitetos Renato Andrade e Erika Mello com irrigação automatizada. Para preservar a saúde das plantas, foi preciso afastar a ducha e evitar os respingos quentes do chuveiro.

(Luis Gomes/Divulgação)

TUDO COR DE ROSA

Na linha faça você mesmo, Camila Morais Silva cuidou de tudo, desde a massa corrida. Depois, renovou a área do boxe com tinta rosa. Maddu Magalhães pintou o lavabo do chão ao teto no mesmo tom. Para finalizar, luminárias neon.

+Assine a Vejinha a partir de 6,90

BANHO PERFUMADO

Continua após a publicidade

Entusiasta do minimalismo, Ana Paula Passarelli, do canal do YouTube Passa em Casa, mudou-se para um apartamento menor e perfumou o banheiro colocando um ramo de eucalipto no chuveiro.

ESPAÇOS PEQUENOS BEM APROVEITADOS

Bruno Moraes foca na iluminação e no uso de espelhos nos seus projetos. Boxe com revestimento e paredes pintadas são tendência.

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA SÃO PAULO de 8 de julho de 2020, edição nº 2694.  

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.