Pinacoteca inaugura exposição com intervenções interativas de Renata Lucas
Artista de Ribeirão Preto é conhecida por explorar os limites da arquitetura e do espaço social e urbano
A Pinacoteca abre no sábado (9) uma exposição panorâmica sobre a artista Renata Lucas, de Ribeirão Preto. Com curadoria de Pollyana Quintella, a retrospectiva ocupa três salas expositivas do 4° andar do edifício Pina Estação até 6 de abril de 2025.
Cerca de vinte anos de sua carreira são revisitados na mostra Renata Lucas: Domingo no Parque, reunindo obras inéditas e versões adaptadas de trabalhos já existentes. O título foi inspirado na música homônima de Gilberto Gil, que serve como um fio condutor da narrativa proposta pelo museu.
Entre os destaques estão Falha (2004), Cabeça e cauda de cavalo (2010) e O Perde (2022).
Renata Lucas é conhecida por explorar os limites da arquitetura e do espaço social e urbano por meio da criação de intervenções em áreas construídas.
Além das salas expositivas, a radicalidade da artista pode ser observada na fachada e na praça em frente ao prédio, localizada no Largo General Osório. O público poderá, por exemplo, “empurrar” a parede do museu e revelar uma área com gramado, similar ao solo verde do local (como visto na foto em destaque).
Pina Estação. Largo General Osório, 66, Centro, ☎ 3335-4990. ♿ Qua. a seg., 10h/18h. R$ 30,00 (grátis aos sábados). Até 16/3/2025. pinacoteca.org.br.