Quinze museus que misturam aprendizado e diversão
Listamos opções de programas educativos para fazer com a criançada
Os passeios com as crianças podem ir além dos programas de entretenimento. Na cidade, há lugares em que é possível aprender e se divertir ao mesmo tempo. Confira uma seleção de opções para levar as matérias da sala de aula para os passeios de fim de semana:
O espaço colorido vai além de uma loja de livros atraentes: cenários montados em diversas salas unem a literatura infantil a atividades interativas.
Oficina da Palavra Casa Mário de Andrade
A casa geminada onde Mário de Andrade viveu quase toda a sua vida é hoje um local dedicado a atividades artísticas e culturais.
Museu da Matemática – Prandiano (R. Gaspar Lourenço, 64 – Vila Mariana)
Elementos da história e materiais usados na matemática estão reunidos neste museu em que experimentos interativos despertam a curiosidade do público.
Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32
O Obeslisco do Parque Ibirapuera vai além de mero embelezamento da cidade: simboliza uma homenagem aos 713 soldados mortos durante a revolta paulista contra o governo de Getúlio Vargas e por uma nova constituição. Aberto recentemente após doze anos com as portas fechadas para reforma, o espaço do mausoléu reabre para visitação.
Catavento Cultural e Educacional
Certamente o museu mais interativo da cidade. Entre as instalações, itens que envolvem as matérias de física e química divertem adultos e crianças curiosos em apertar botões e realizar experimentos.
Dos cucos aos relógios modernos, neste museu é possível acompanhar a história do objeto e conferir diversos modelos.
A criação de Thomas Edison ganha um espaço só para ela: desde o ambiente de criação de trabalho do inventor da lâmpada até modelos diversos, antigos e modernos, estão expostos.
Além do importante prédio em que está instalado (datado do século XIX, e que pertencia ao irmão de Santos Dumont), o museu abriga fotos, atividades e projeções sobre a história da fundação da energia elétrica e de saneamento na cidade de São Paulo.
Horto Florestal – Marco do Trópico de Capricórnio
O marco de onde passa a linha geográfica pode ser observado no Horto Florestal de São Paulo. No parque, playgrounds para as crianças, lagos com animais e espaços para montar um piquenique podem complementar o passeio.
Localizado no Parque da Água Branca, o histórico reúne elementos naturais do estado de São Paulo desde o século passado, como rochas, minerais e fósseis. No local, também são realizadas eventualmente oficinas e exposições temporárias.
Planetário do Parque Ibirapuera
Um projetor exibe o céu paulistano que nem mesmo os moradores conseguem ver: sem neblina e poluição, a criação figura entre as atrações do cultural que permaneceu fechado por seis anos e reabriu recentemente.
Mais de 16 mil itens (inclusindo aparelhos e peças) da história da odontologia no país estão reunidos no espaço.
Com esqueletos de espécies marinhas, aquários e animais empalhados, o museu conta a dinâmica da vida embaixo d’água.
Com aquários que abrigam espécies de diversos biomas, o passeio dura uma tarde toda sem cansaço. Os tubarões, por exemplo, nadam em um aquário que começa no chão e continua encantando quem olha para o teto.
Conhecido por criar vacinas, tratar e abrigar répteis e anfíbios como cobras e sapos, no instituto também é possível observar fungos e bactérias através de um microscópio. Não esqueça de visitar a maior atração: o serpentário.
Conheça o Assador, novo rodízio do fundador do Fogo de Chão
Vera Magalhães encerra contrato com a TV Cultura; veja pronunciamento
Mulher de 63 anos sofre estelionato durante corrida de táxi no centro de SP
Morre em SP jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos
Filha de Olavo de Carvalho, Heloísa de Carvalho morre aos 56 anos em Atibaia





