Mostra traz obras do artista e ativista ambiental Frans Krajcberg
O suíço, morto em 2017, usava troncos de árvores, cipós, raízes e pedras nas suas obras

O suíço Frans Krajcberg (1921-2017) foi um grande ativista das questões ambientais. Em suas obras, ele convida o público a pensar na natureza de forma mais reflexiva e menos interesseira (como um depósito infinito de matérias-primas para atividades humanas).
Vinte e cinco criações de Krajcberg estão em exibição no escritório de arte Paulo Kuczynski, no Jardim Paulista. A seleção traz trabalhos produzidos no Brasil, na França e na Espanha, entre os anos 60 e 90. A maioria vem da coleção de Kuczynski, que garimpa obras do artista há catorze anos.
No conjunto, há trabalhos inéditos e duas produções que foram exibidas na 32ª Bienal de Artes de São Paulo, realizada em 2016. A primeira é uma pintura sem título. A segunda, uma escultura da série Bailarina, na qual ele utiliza pedaços de madeira calcinada, troncos, cipós e raízes.



“Ele recolhia materiais da natureza para depois ir para o ateliê e trabalhá-los melhor. Ele morava em Nova Viçosa, na Bahia, em uma casa que construiu em cima de uma árvore”, conta Kuczynski.
A mostra fica em cartaz até 30 de maio. O horário de funcionamento do escritório é: segunda a sexta, das 9h30 às 18h30; sábado, das 10h às 14h. A entrada é grátis.