Continua após publicidade

Fotógrafo Gleeson Paulino lança fotolivro de viagens pelo Brasil

Após morar no exterior, o artista transformou sua reconexão com o país no trabalho 'Batismo', que será lançado em prédio tombado nesta terça-feira (7)

Por Tomás Novaes
Atualizado em 28 Maio 2024, 09h04 - Publicado em 3 mar 2023, 06h00

Entre viagens de trabalho e sessões de foto para revistas de moda, o fotógrafo sul-mato-grossense Gleeson Paulino, 34, encontrou um tempo para conversar com a Vejinha — e fazer o lançamento do seu fotolivro Batismo (Alto Editora, 88 págs., R$ 145,00) em São Paulo, nesta terça-feira (7).

+ Tombamentos são recheados de casos controversos, polêmicos e pitorescos

A série de 29 fotografias de tirar o fôlego (abaixo) registradas no Norte e Nordeste do país, além de mostrar cenas da cultura e natureza dos rincões do Brasil, faz parte de uma pesquisa pessoal.

Imagem mostra homem indígena em um rio, usando óculos escuros
‘Brio’, registrada no Rio Negro, em 2019: colar de dentes e óculos escuros. (Gleeson Paulino/Divulgação)

“Essa experiência me fez pensar o Brasil de fato. Foi importante eu ter vivido um tempo no exterior, para retornar e olhar com mais carinho para a nossa história”, conta Paulino, que, após ser criado em uma família cristã em Campo Grande (MS), partiu com 17 anos para Viena para estudar música clássica — e a liberdade que experienciou lá fez o intercâmbio de poucos meses virar seis anos na Europa.

Continua após a publicidade

“Quando eu voltei para cá e fiz esse trabalho em 2018 e 2019, abriu um lugar de reconexão, e comecei a buscar mais sobre a minha ancestralidade. Foi um novo batismo para mim”, diz o fotógrafo, que expôs o trabalho no consulado brasileiro de Londres em fevereiro e se prepara para levar a mostra para o consulado em Tóquio, ainda neste ano.

Imagem mostra corpo de pessoa usando vestido entrando em um rio, molhando o tecido
‘Sagrado’, de 2018, em Cotijuba, no Pará: água é tema central do fotolivro. (Gleeson Paulino/Divulgação)

Mesmo que os trabalhos o façam ficar mais tempo viajando do que em casa, fez de São Paulo sua base, morando em Higienópolis e usando dois andares de um prédio tombado no Centro como seu estúdio e espaço cultural.

“Esse prédio é super-histórico, foi onde aconteceu uma das primeiras exposições da Anita Malfatti, e no 1º andar havia encontros dos artistas modernistas”, conta.

Continua após a publicidade

Um dos andares é alugado, o outro foi adquirido por Gleeson — este, no 4º pavimento, chamado de Espaço Alto e com vista direta para o Theatro Municipal, é onde acontecerá o lançamento físico do fotolivro, que está disponível para compra on-line pelo site do local. Espaço Alto. Rua Libero Badaró, 336, Centro. Ter. (7), 18h. Grátis. espacoalto.com.

Publicado em VEJA São Paulo de 8 de março de 2023, edição nº 2831

+Assine a Vejinha a partir de 9,90. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.