Consciência Negra: Globo apresentará especial sobre black music em SP
'Sons de São Paulo' terá entrevistas com Liniker, Péricles e Thaíde e será exibido no domingo (20), após o ‘Fantástico’.
A TV Globo preparou um programa especial em homenagem ao Dia da Consciência Negra. Na noite do próximo domingo (20), depois do “Fantástico”, os telespectadores paulistas poderão assistir ao “Sons de São Paulo”, que vai contar a trajetória da black music na capital.
+ Exposição traz retratos de imigrantes africanos que vivem na capital
No formato de documentário jornalístico, o programa terá entrevistas com artistas negros de diferentes gêneros musicais, como Liniker, Paula Lima, Péricles e Thaíde. A apresentação será feita pelas repórteres Mariana Aldano, Gabriela Dias e Denise Thomaz Bastos.
A ideia é contar como gêneros de raízes negras, como o rap, o soul, o funk e o samba – que também teve origem na comunidade negra –, se desenvolveram na cidade.
“Nos anos 1980, as pessoas se reuniam para cantar samba e as comunidades surgiram em São Paulo com o intuito de cantar suas letras, suas músicas”, disse Péricles, ao documentário.
O programa vai passear por endereços que marcaram o movimento na capital paulista, como a Estação São Bento, a Galeria do Rock e o Clube Palmeiras, retratando elementos característicos da black music, a exemplo das rodas de dança break, os sapatos bicolores e os cabelos black power.
+ ‘Pantera Negra: Wakanda para Sempre’ ressalta legado de Chadwick Boseman
O objetivo é refletir sobre as transformações do movimento ao longo das gerações e inspirar jovens de comunidades e periferias a praticarem a música. “Tudo o que a gente faz é um ato de resistência. A nossa existência é um ato de resistência”, comentou Thaíde, na entrevista.
“Sons de São Paulo – Música Negra” será exibido exclusivamente para todo o Estado de São Paulo no domingo (20), após o “Fantástico”.
+ Assine a Vejinha a partir de 9,90.