Dezembro é tempo de enfeitar a árvore de Natal, comprar presentes e mais presentes, pular sete ondas… O mês também representa uma época bastante festiva para os seguidores da cultura geek. Isso por causa da chegada da Comic Con Experience (CCXP). Trata- se de uma megaconvenção na qual o público ligado ao universo pop pode encontrar seus ídolos e saber em primeira mão detalhes de séries e filmes, além de comprar produtos variados de franquias famosas do mundo nerd.
A partir de quinta (7), o evento deve receber 220 000 pessoas no São Paulo Expo, na Zona Sul. São quatro dias de atividades, distribuídas por 115 000 metros quadrados, quase o triplo do tamanho da edição de estreia, realizada em 2014. A atração se firma como a maior do tipo no mundo. No ano passado, ao bater a marca de 190 000 visitantes, superou os 160 000 frequentadores da tradicional San Diego Comic-Con, criada na década de 70.
Até domingo (10), a CCXP será o destino de nomes de peso como o ator Will Smith, a ganhadora do Oscar Alicia Vikander, o ídolo teen Nick Jonas e Nikolaj Coster-Waldau, o Jaime Lannister do seriado Game of Thrones. Essas celebridades, além de diretores, produtores, quadrinistas e outros convidados, revelam novidades no setor de entretenimento em painéis concorridíssimos e encontros exclusivos, com fotos e autógrafos.
![](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/11/retratorenancomiccomexperience_13.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Para tentar dar um “tchauzinho” aos astros, no entanto, há um preço: o ingresso básico custa 99,99 reais e o mais caro, 6 999,99 reais, preço de um combo que garante acesso vip às atividades, quatro esculturas colecionáveis e outros mimos. A entrada somente para sábado (9) e o pacote para os quatro dias estão esgotados.
A Editora Abril também participa do festival com um estande em que será possível conhecer um museu das publicações Disney, usando óculos virtuais. Rolará ainda o lançamento do quarto volume da coleção Biblioteca Don Rosa, narrativa do início da história do Tio Patinhas, e haverá desconto de 10% em títulos de sucesso, do naipe de Manual do Escoteiro Mirim.
A quarta edição do evento aposta em uma curadoria especializada e em experiências imersivas para que o fã possa se sentir parte de seu game, série ou HQ favoritos. “Absolutamente tudo é exaustivamente pensado e planejado, pelo menos, com um ano de antecedência”, garante Ivan Costa, da Chiaroscuro Studios, uma das três empresas responsáveis pela festança nerd.
![](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/11/119a1051.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Entre os destaques, espere encontrar uma estátua de um tiranossauro rex de 4 metros de altura e 2 toneladas feita nos moldes do bicho original do filme Jurassic Park: o Parque dos Dinossauros (1993), de Steven Spielberg. A escultura é uma criação da marca de colecionáveis Iron Studios.
Todos os anos, ela elabora projetos gigantescos e exclusivos para a CCXP. “Este foi o nosso trabalho mais ousado”, acredita Renan Pizii, CEO da empresa e um dos sócios do evento. A etiqueta exibirá ainda novos bonecos vendidos apenas durante a cerimônia em quantidade limitada, com preços em média de 300 reais, entre eles Groot, de Guardiões da Galáxia.
Os frequentadores se mostram uma atração à parte. Alguns aparecem fantasiados como ícones das telonas, como o Capitão América e os heróis da Liga da Justiça. E, como fãs dedicados, chegam cedo e fazem fila para quase tudo — então, vá com paciência.
O dentista Rodrigo Moreno é um dos que não perdem nenhuma edição da conferência por aqui. Famoso entre os aficionados
de Star Wars (conta com uma coleção de aproximadamente 2 000 itens da saga), também costuma ser convidado para debates especiais, sempre trajado tal e qual um dos personagens. “É como um Carnaval”, diz. “Saio de uma edição pensando na próxima.” Neste ano, fará as vezes de Kylo Ren, o novo vilão da franquia.
O evento reúne ainda 140 marcas, distribuídas por 120 estandes. Dá para comprar colecionáveis, roupas e até objetos de decoração. Em sua primeira participação, a Lupo investiu 450 000 reais para comercializar meias temáticas de Harry Potter e Star Wars por lá. A Riachuelo prepara um arsenal de mais de 70 000 produtos, com preços a partir de 5,90 reais.
O mercado hoteleiro igualmente lucra com a atração: aproximadamente 100 000 pessoas desembarcam na capital e se hospedam nos 21 hotéis credenciados. Foram disponibilizados 1 000 quartos em 2017, com preços entre 199 reais e 370 reais a diária. Ao todo, a festa movimenta cerca de 50 milhões de reais na cidade.
![](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/11/bb8-star-wars-celebration-anaheim.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Até do lado de fora dos portões do São Paulo Expo empresas surfam na onda positiva do negócio. Durante os quatro dias do evento, bares, livrarias e outros estabelecimentos focados nesse mundo recebem uma verdadeira multidão nerd. As vendas das filiais da etiqueta de camisetas Studio Geek dobram nessa época, por exemplo.
A marca paulistana está se expandindo por outros estados: abriu franquias em Uberlândia, Salvador e Rio de Janeiro neste ano. “Trata-se de um movimento parecido com o da Fórmula 1 para nosso mercado”, afirma o fundador e sócio Daniel Altavista.
Comic Con Experience. Rodovia dos Imigrantes, quilômetro 1,5, Água Funda. Quinta (7) e sexta (8), 12h às 21h; sábado (9), 11h às 21h; domingo (10), 11h às 20h. R$ 99,99 a R$ 6 999,99. www.ccxp.com.br.
AGENDA DAS GALÁXIAS
Estrelas internacionais e atrações concorridas na programação deste ano
Will Smith: acompanhado do ator Joel Edgerton, a maior estrela da CCXP falará sobre o filme Bright no painel da Netflix, que rola no domingo (10).
![](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/11/tomb-raider-3.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Alicia Vikander: primeira ganhadora do Oscar a comparecer ao evento, a sueca divulga a produção Tomb Raider: a Origem em encontro da Warner Bros. Pictures, no domingo (10).
Nick Jonas: ex-Jonas Brothers, o cantor e ator promoverá o longa Jumanji: Bem- Vindo à Selva no sábado (9). A produção estreia em 4 de janeiro no país.
Star Wars: fãs da franquia cinematográfica poderão ficar frente a frente com o droide BB-8, um dos personagens mais queridos de Star Wars: os Últimos Jedi, que estreia em 14 de dezembro no Brasil.
Loja Harry Potter: sucesso em 2016, o espaço temático está ainda maior neste ano. Nos 700 metros quadrados, fãs encontrarão varinhas, cachecóis e outros itens licenciados pela Warner Bros.
Viva — A Vida É uma Festa: a nova animação da Disney•Pixar só chega ao país em janeiro, mas a CCXP realiza uma pré-estreia exclusiva.
![](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/11/mv5bmje4mtuxnjeyof5bml5banbnxkftztgwmda0ndezmzi-_v1_sx1500_cr001500999_al_.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Nikolaj Coster-Waldau: o ator dinamarquês vive Jaime Lannister em Game of Thrones e falará sobre a série da HBO em painel especial, na sexta (8).