Conheça a casa-museu paulistana que te transporta para a Europa
A Fundação Ema Klabin, nos Jardins, foi construída à moda dos palacetes de Paris
Se tem um museu na cidade que te faz se sentir na Europa, é a Fundação Ema Klabin. Localizada na Rua Portugal, no Jardins, a residência foi construída em meados dos anos 50 em um estilo clássico, à moda dos palacetes de Paris. Em meio a um jardim de 3 000 metros quadrados, o local guarda a coleção de Ema Klabin (1907-1994): carioca e filha de imigrantes lituanos, ela era apaixonada por arte. Comprou artefatos, obras e móveis orientais, europeus e africanos a perder de vista.
+ Conheça outras casas-museu espalhadas pela cidade
Pratarias e antiguidades não é só o que se vê por ali: a programação da entidade se estende para arte contemporânea, música, performances, cursos e festas. Na sexta (23), por exemplo, o palacete será tomado por um evento de grafite, a partir das 10h. Na atração Backdrop Graffiti, o artista Tché Ruggi produz um painel e convida o público para acompanhar a criação.
No sábado (24), a programação continua. Às 14h, o artista plástico Marcelo Amorim recebe o público para conversa sobre sua produção. Ele coleciona fotografias, documentos históricos, revistas e livros para os transformar em obra. Logo depois, às 16h30, a banda Duo Bailado – que combina música popular e erudita – faz show gratuito.
+ Quatro exposições para apaixonados por história
Programe-se: a fundação está aberta entre quarta e domingo, das 14h às 17h. O ingresso custa 10 reais durante a semana, mas a boa notícia é que, aos finais de semana, a entrada é gratuita. Quem quiser conhecer o acervo permanente deve participar das visitas guiadas que ocorrem a cada hora durante a semana e a cada meia hora aos finais de semana.