Dezesseis lugares surpreendentes para visitar na cidade
De museu a lojas: endereços com serviços ou itens curiosos
Entre as opções de passeios na cidade, algumas já são figurinhas carimbadas no gosto do paulistano, como o Parque do Ibirapuera, o Masp e a Rua 25 de Março, entre outras. Mas um bom tour não se faz apenas com endereços tradicionais. Muitas outras opções, algumas bem curiosas, estão disponíveis para quem quer fugir do comum. Confira nossa seleção de dezesseis lugares que são bem diferentes e que valem uma visita:
Cochilo: Este espaço especializado em sonecas disponibiliza quartos com camas que vibram para acordar o usuário. Para descansar por ali, é preciso desembolsar de 12 reais (15 minutos) a 22 reais (60 minutos). Ao fim do tempo combinado, a casa oferece um café com biscoitos para despertar o dorminhoco.
+ Nove notícias que demos neste ano e que são a cara da crise
A Casa do Churro: Um dos docinhos mais tradicionais nas ruas de São Paulo ganha nesta loja uma versão gigante (que pode chegar a 3,30 metros). Para caber toda esta doçura, a sobremesa na versão polvilhada com açúcar e canela é servida em uma caixa de pizza (70,00 reais). Para quem prefere a versão tradicional, é possível provar os tubinhos por 8,00 reais. A casa também oferece versões, digamos, exóticas, como bacalhau, beijinho, banana, frango, entre outras.
Toyshow: Com produtos masculinos e femininos, esta loja é especializada em itens com a temática nerd. No catálogo é possível encontrar mobiliários, itens de decoração, camisetas e utensílios como garrafinhas e guardanapos. O grande destaque da marca é uma action figure do Hulk em tamanho real, cerca de 2 metros e 80 centímetros. O preço da peça é 50 000 reais. Mas para tirar fotos com o grandalhão não há custo algum.
+ Treze coisas que você sentirá falta caso deixe São Paulo
Papabubble: Esta franquia que nasceu em Barcelona aposta em doces artesanais e em sabores curiosos para atrair seus clientes. Entre os pirulitos, que custam a partir de 14 reais, é possível encontrar alguns que lembram o formato de um cajado, como nos filmes de natal. Já as balinhas, que custam entre 22 reais (40 gramas) e 38 reais reais (200g), surgem em versões de frutas e em outras menos convencionais como manteiga e Coca- Cola.
+ Os 18 tipos de mal-educados que atormentaram São Paulo nos anos 90
+ Passeios para ficar em paz na cidade
Kan El Khalili: Esta casa de chá, totalmente ambientada com referências ao Egito, oferece ao seus frequentadores aulas e apresentações de dança do ventre. Durante a cerimônia do chá, onde é possível saborear a bebida com diversos quitutes árabes, além de bolos e salgados (70 reais, por pessoa), os clientes podem curtir um show executado por cinco dançarinos durante trinta minutos.
Casa de Pedra: Com paredes de até 14 metros de altura, oferece todos os equipamentos necessários para quem quer praticar escalada. Há opções para iniciantes e para quem já está bem ambientado com a brincadeira. Pode-se ainda contratar monitores (mediante reserva) para supervisionar a brincadeira da garotada, para este serviço é cobrado o valor de 40 reais.
+ 21 doces que vão fazer você esquecer as guloseimas gourmet
Feira Kantuta: É a diversão dominical de boa parte da numerosa comunidade boliviana em São Paulo. Há barracas onde é possível encontrar não apenas quitutes típicos, como as salteñas, e temperos andinos, como produtos industrializados populares no país. Oferece também uma grande quantidade de instrumentos musicais de sopro e organiza festas folclóricas em datas comemorativas do país. Para completar as compras, há as malhas e os bordados tradicionais de lá.
+ Programas para fazer na capital que são a cara do interior
Museu do Crime: Com cerca de 3 000 itens entre objetos, fotografias, maquetes e instrumentos, o público poderá conhecer um pouco mais sobre o trabalho investigativo da Polícia Civíl. Além desta experiência, os visitantes podem conferir arquivos sobre criminosos conhecidos como Bandido da Luz Vermelha e Chico Picadinho.
À La Garçonne: Um antiquário para lá de descolado com móveis e itens de decoração garimpados pelo proprietário mundo afora. Entre as peças mais procuradas estão os sofás, que parecem recém-saídos de um filme clássico, e as luminárias de chão e de teto.
B Luxo: Este brechó com pegada fashionista conta com peças garimpadas nos Estados Unidos ou em países da Europa. Entre os itens mais curiosos estão peças vitorianas e outras que sobreviveram ao tempo da Segunda Guerra Mundial.
Condez Suprimentos de Informática e Serviços: Esta loja especializada tem cerca de 40 diferentes modelos de máquinas de escrever, das portateis às de mesa. Para adquirir uma das peças, é preciso desembolsar a partir de 280 reais.
Daiso: No endereço é possível encontrar utensílios domésticos, materiais de escritório, brinquedos e muitas outras miudezas vendidas a pequenos preços. Todos os itens em catálogo são importados do Japão e para entrar no clima da terra do sol nascente a loja costuma tocar música oriental nos alto falantes.
+ Dez lugares não tão óbvios que todo paulistano tem que conhecer
Kryolan: Popular entre as profissionais de beleza, a marca inaugurou sua primeira loja conceito no Brasil no começo de agosto deste ano. O espaço fica na Rua Bela Cintra e conta com mais de 5 000 produtos, entre eles a paleta com os famosos corretivos, sombras, batons, pincéis, esmaltes e muitos outros.
Retrô 63: Com um acervo de móveis e decoração vindos das décadas de 1950, 1960 e 1970, este espaço moderninho é um bom lugar para quem quer encontrar itens com o jeitão vintage, parte deles recuperados pelos proprietários. Entre os produtos estão telefones, baleiros, ventiladores de mesa entre outros.