Zeffiro, que ocupa casarão na Frei Caneca, funciona só até o fim do mês
Desde 2010, o restaurante chama a atenção na rua por funcionar num imóvel do fim do século XIX

Instalado em um antigo imóvel pertinho do Shopping Frei Caneca, o restaurante Zeffiro anunciou o fim das atividades. A última refeição será servida no almoço do dia 27 de janeiro.
Dono de uma cozinha variada, com um menu de massas e carnes a preços que não ferem o bolso, o estabelecimento ocupa um casarão do fim do século XIX, um dos remanescentes naquela região da Consolação. Desde a abertura, em 2010, chama a atenção pela fachada restaurada e pelos salões amplos de tijolos à vista.
O nome do restaurante é uma homenagem ao italiano Zeffiro Lorenzi, que morou no imóvel e era avô da sócia da casa, Lucia Lorenzi.
“Quando a conta não fecha, você fecha o restaurante para não ter prejuízo”, explica o sócio Éder Luiz Peres. “Como praticamos preços baixos, nunca tivemos uma lucratividade muito elevada, mas, em 2018, tivemos de botar muito dinheiro do nosso próprio bolso para manter as contas, além do trabalho exaustivo.”

“Algumas proteínas animais tiveram aumento de 100%, e não queríamos repassar essa elevação de preço à clientela”, complementa o empresário.
De acordo com Peres, o casarão que pertence à família Lorenzi está disponível para aluguel. “Nos oito anos de restaurante, houve muitas propostas de venda do imóvel para empreendimentos imobiliários, mas nenhuma delas interessou aos proprietários”, revela.
O Zeffiro fica na Rua Frei Caneca, 669, na Consolação.