Queijos europeus: os imperdíveis clássicos franceses
Campanha Prazeres da Europa | Queijos da França destaca a expertise e o cuidado do país na produção das iguarias
Tão impressionante quanto a quantidade e a variedade dos queijos franceses é o primor na sua fabricação. “Um processo que sempre respeita as técnicas ancestrais e utiliza matérias-primas de altíssima qualidade”, conta Charles Duque, diretor do Centre National Interprofessionnel de l’Economie Laitière (CNIEL) para as Américas.
Tamanha variedade dos queijos franceses se deve, entre outros fatores, às opções de leite, aos processos de produção, ao tempo de maturação e à espécie de fungo empregado. E especialmente do savoir-faire do afinador, que dá personalidade e características próprias de cada um deles. Para se ter uma ideia, de acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Queijo, a França produziu 1,9 milhões de toneladas de queijo apenas em 2019.
E justamente para promover e divulgar os queijos de origem europeia, sobretudo os franceses e feitos à base de leite de vaca, o CNIEL, em parceria com a União Europeia, lança a campanha Prazeres da Europa | Queijos da França, uma iniciativa que pretende jogar luz sobre a tradição e a expertise do país na fabricação queijeira. “Essas iguarias carregam um savoir-faire centenário, aplicado até os dias de hoje, com uma produção que busca ser o mais sustentável possível e que preserva o terroir, ou seja, as características geográficas e humanas da região na qual foi produzido. Ao mesmo tempo, são produtos facilmente integráveis às receitas brasileiras, dando um toque especial a elas”, destaca Duque.
O cuidado é tanto que hoje muitos queijos franceses chegam ao mercado com selos que garantem a procedência e qualidade, como a Denominação de Origem Protegida (DOP). Conheça as principias delícias produzidas na França.
Brie: sabor amanteigado, suave, moderadamente frutado, vai bem com peras e acompanhado de vinhos tintos suaves ou espumantes brancos.
Camembert: massa doce e untuosa, é perfeito para servir in natura em uma tábua com outros queijos, acompanhado de cidra francesa ou vinhos suaves e frutados.
Emmental: sabor forte e frutado, com certa acidez. Harmoniza com abacate, beterraba, cogumelos e presunto seco, servidos com vinhos brancos da Savoia ou do Jura.
Brie au bleu: cremoso, com toque de mofos azuis, é levemente salgado e picante. Vai bem com frutas (maçãs, figos), geleias e pães e acompanhado de vinhos brancos suaves.
Bleu d’Auvergne D.O.P.: sabor intenso, ligeiramente mais salgado nos veios azuis-esverdeados. Harmoniza com biscoitos, pera, mel e avelãs. Para acompanhar, espumantes brancos ou vinhos doces.
Mimolette: levemente salgado, com notas de caramelo e nozes. Combina com avelãs e uvas e, para beber, vinho do Porto e vinhos da Alsácia, ou qualquer outro branco.
Para mais informações acesse o site prazeresdaeuropa.com.br