O canadense Jacob Martin vence o maior torneio de coquetelaria do mundo
O World Class Competition foi realizado pela primeira vez em São Paulo
O canadense Jacob Martin conquistou o título de melhor bartender do mundo na 14ª edição do World Class Competition, torneio de coquetelaria realizado pela Diageo, líder global de bebidas premium. A grande final aconteceu em São Paulo, no Hotel Tivoli, localizado na região central da cidade, na noite dessa quinta-feira (28).
Iniciado em abril com uma etapa nacional em cada um dos países participantes, o maior torneio de coquetelaria do globo selecionou bartenders excepcionais de 54 nacionalidades. Esses profissionais voaram para São Paulo para enfrentar desafios de criatividade e técnica na execução de coquetéis, mas apenas 12 passaram para a grande final.
Os selecionados realizaram a última prova, dividida em três etapas, chamada de “Spirit of São Paulo”: na primeira fase, os bartenders deveriam preparar um Ron Zacaparinha, caipirinha feita com rum Zacapa. Em seguida, seguiram para a criação de um coquetel feito com ingredientes surpresa, que trazia um mix diferente para cada competidor, incluindo frutas como jaca, acerola e jabuticaba. Por fim, os bartenders precisavam entregar um impecável Tanqueray Nº Ten Gin Martini. Três jurados avaliaram em tempo real os drinques e a execução, avaliando técnica, sabor, inovação, consistência e hospitalidade.
Jacob Martin participou do primeiro round da grande final. A série de coquetéis, feita ao mesmo tempo com técnica e descontração, garantiu a ele o título de melhor bartender do mundo. O canadense recebeu o prêmio das mãos do diretor global do portfólio Reserve da Diageo, Pedro Mendonça, e do vencedor do World Class 2022, o norueguês Adrián Michalčik. Martin foi ovacionado pela plateia e por seus pares, que subiram ao palco para celebrar sua conquista.
A representante brasileira, Vitória Kurihara, de Curitiba, não estava entre os finalistas, mas comemorou o fato do torneio acontecer em casa. “Já existe uma cultura da coquetelaria em alguns países, mas ainda estamos aprendendo isso no Brasil, então o World Class é muito importante para que a gente comece a ter reconhecimento pelo nosso trabalho”, comentou Vitória.
De acordo com a diretora do portfólio Reserve da Diageo Brasil, Manoela Mendes, a marca pretende mudar a percepção dos consumidores do país: “Temos trabalhado para que a coquetelaria nacional ganhe o mesmo status da gastronomia e, como consequência, que o bartender tenha o mesmo prestígio do chef de cozinha, na visão do público”. Mendes ainda comentou a decisão de realizar a 14ª edição do torneio em São Paulo: “A Diageo sinaliza o quanto acredita no potencial de crescimento do setor no país e se posiciona como um dos principais agentes dessa expansão”.
Agora é a vez do público, e não dos jurados, provar coquetéis de altíssima qualidade. Entre 28 de setembro e 7 de outubro, acontece o Cocktail Festival, onde mais de 2 300 bares por todo o Brasil receberão bartenders convidados ou uma carta especial de drinques. Em São Paulo, o Bar dos Cravos, Tan Tan, Picco, SubAstor e muitos outros estão entre os participantes do evento. Confira todos os estabelecimentos no site br.thebar.com.